A priori, é de suma importância pontuar que os interessados na busca por um filho adotivo têm uma lista de pré-requisitos. Segundo o Ministério Público do Paraná, idade, irmãos e problemas de saúde diminuem as chances de adoção de crianças e adolescentes. Entretanto, é evidente que um dos maiores empecilhos é a cor da pele, visto que a uma procura maior por crianças brancas. Por consequência de tais requisitos, adia-se a oportunidade de um adolescente ter um convívio familiar que garanta seu desenvolvimento integral, tornando assim, o processo adotivo demorado.
Sob o mesmo ponto de vista, vale ressaltar a burocracia que cerca os procedimentos adotivos no Brasil, de acordo com a filósofa brasileira Djamila Ribeiro “É preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam providas”. Nesse sentindo, faz-se necessário pontuar que a uma grande espera no processo adotivo, visto que de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) o juiz responsável pelo caso de adoção, deve esgotar todos os seus recursos de encontrar algum parente da criança. É notório, que tal processo acarreta um longo tempo de espera, tornando nocivo a criança, que durante tal procedimento crescem tornando assim uma dificuldade maior em ser recolhidas pelas pessoas interessadas.
Em suma, percebe-se como os problemas relacionados a adoção é um desafio hodierno. Dessarte, para combater esses obstáculos, é necessário que o governo federal atue por meio de leis que, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente, execute uma nova forma de melhorar é priorizar a criança que está em processo adotivo. Ademais, ainda dentro desse mesmo plano, o governo deve propor novos projetos de abrigos para crianças e adolescentes, com o intuito de dar-lhes um lar e apoio emocional. Nesse sentido, a partir de tais medidas, o cenário brasileiro começara a apresentar uma melhora gradativa em relação aos processos adotivos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.