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Por KarllaViit
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Na obra cinematográfica “Meu Malvado Favorito”, é retrata a vida do supervilão Gru, juntamente com suas filhas adotivas Agnes, Margô e Edith. No entanto, fora da ficção, tal facilidade em adotar uma criança não se faz presente, dando-se ao fato de que a quantidade de candidatos com o desejo de adotar, é maior do que o número de crianças disponíveis para serem adotadas. Nesse âmbito, faz-se necessário analisar por quais motivos esse número não fecha, tendo em vista não só o impacto da incompatibilidade de perfil como também a burocracia governamental.



A priori, é de suma importância pontuar que os interessados na busca por um filho adotivo têm uma lista de pré-requisitos. Segundo o Ministério Público do Paraná, idade, irmãos e problemas de saúde diminuem as chances de adoção de crianças e adolescentes. Entretanto, é evidente que um dos maiores empecilhos é a cor da pele, visto que a uma procura maior por crianças brancas. Por consequência de tais requisitos, adia-se a oportunidade de um adolescente ter um convívio familiar que garanta seu desenvolvimento integral, tornando assim, o processo adotivo demorado.



Sob o mesmo ponto de vista, vale ressaltar a burocracia que cerca os procedimentos adotivos no Brasil, de acordo com a filósofa brasileira Djamila Ribeiro “É preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam providas”. Nesse sentindo, faz-se necessário pontuar que a uma grande espera no processo adotivo, visto que de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) o juiz responsável pelo caso de adoção, deve esgotar todos os seus recursos de encontrar algum parente da criança. É notório, que tal processo acarreta um longo tempo de espera, tornando nocivo a criança, que durante tal procedimento crescem tornando assim uma dificuldade maior em ser recolhidas pelas pessoas interessadas.



Em suma, percebe-se como os problemas relacionados a adoção é um desafio hodierno. Dessarte, para combater esses obstáculos, é necessário que o governo federal atue por meio de leis que, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente, execute uma nova forma de melhorar é priorizar a criança que está em processo adotivo. Ademais, ainda dentro desse mesmo plano, o governo deve propor novos projetos de abrigos para crianças e adolescentes, com o intuito de dar-lhes um lar e apoio emocional. Nesse sentido, a partir de tais medidas, o cenário brasileiro começara a apresentar uma melhora gradativa em relação aos processos adotivos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por livdsantosss
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#77565
Olá :D , primeiramente, queria dizer que não sou "expert" no assunto, mas tentarei ao máximo corrigir aqui ok!?
-----------introdução------------------------
1 ponto- achei que na introdução poderia ter exemplificado um pouco mais sobre o filme, pois só falando que ele tem filhas adotivas deixou um vácuo.
2 ponto- Possível dequeísmo: “é maior do que”, poderia trocar por "é maior que".
-----------desenvolvimento 1---------------
3-‘de acordo com a’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer “conforme a” ou “segundo a”.
4-"...um filho adotivo têm uma lista" troque por "tenha".
5-Seus argumentos ficaram muito vagos, muita informação e pouco trabalhado no desenvolver das ideias.
-----------desenvolvimento 2--------------
6- "nocivo a criança" possível erro de crase.
7-A frase da filósofa poderia ser melhor trabalhada e aproveitada, acho que vc poderia desenvolver o que ela disse ou usar a fala dela para comprovar algum argumento.
-------------conclusão--------------
8-"...melhorar é priorizar" cuidado com o acento.
Trabalhe tente organizar um pouquinho mais os seus argumentos e ideias! Você está indo no caminho certo, não desista! Me desculpe qualquer coisa, tentei fazer o que eu entendia.
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Por KarllaViit
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#77567
livdsantosss escreveu:Olá :D , primeiramente, queria dizer que não sou "expert" no assunto, mas tentarei ao máximo corrigir aqui ok!?
-----------introdução------------------------
1 ponto- achei que na introdução poderia ter exemplificado um pouco mais sobre o filme, pois só falando que ele tem filhas adotivas deixou um vácuo.
2 ponto- Possível dequeísmo: “é maior do que”, poderia trocar por "é maior que".
-----------desenvolvimento 1---------------
3-‘de acordo com a’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer “conforme a” ou “segundo a”.
4-"...um filho adotivo têm uma lista" troque por "tenha".
5-Seus argumentos ficaram muito vagos, muita informação e pouco trabalhado no desenvolver das ideias.
-----------desenvolvimento 2--------------
6- "nocivo a criança" possível erro de crase.
7-A frase da filósofa poderia ser melhor trabalhada e aproveitada, acho que vc poderia desenvolver o que ela disse ou usar a fala dela para comprovar algum argumento.
-------------conclusão--------------
8-"...melhorar é priorizar" cuidado com o acento.
Trabalhe tente organizar um pouquinho mais os seus argumentos e ideias! Você está indo no caminho certo, não desista! Me desculpe qualquer coisa, tentei fazer o que eu entendia.
Muito obrigada por te corrigido e pelas dicas.
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