Diante disso, urge destacar o descaso da máquina pública na questão do uso de medicamentos sem prescrição médica. Nesse viés, o filósofo Jean-Jacques Rousseau defende que o Estado tem a responsabilidade de proteger os direitos e interesses do povo, de modo a garantir a justiça e a saúde na sociedade. No entanto, a ideia de Rousseau é deturpada dado que as autoridades ignoram a necessidade de fornecer um sistema de saúde público eficiente, em questão de atendimento e infraestrutura dos locais de consulta médica. Por conseguinte, tal negligência contribui para o aumento da prática da automedicação, pois, as falhas do sistema deixam muitas pessoas desamparadas, até em casos em que uma simples prescrição resolveria. Desse modo, a máquina pública, com urgência, deve adotar um novo posicionamento.
Outrossim, é igualmente necessário discutir acerca da ignorância coletiva. De acordo com a filósofa Djalma Ribeiro, a informação deveria ser prioridade em uma sociedade. Porém, nota-se que esse princípio adotado por Djalma encontra-se cada vez mais perdido no corpo social. Tal circunstância fica mais visível quando se observa a quantidade de pessoas que deixam de ir ao médico e optam por tomar medicamentos sem a orientação adequada e, isso se dá, em grande parte, por conta que expressiva parcela da sociedade desconhece os perigos de tomar remédios sem o auxílio profissional, podendo até mesmo agravar a doença já presente, além de que, o uso inadequado de antibióticos pode facilitar o aumento da resistência de micro-organismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos .
Mediante o exposto, é necessário mitigar a automedicação em questão do Brasil. Com vista a isso, urge que a mídia -principal difusora de informações compartilhe vídeos e pôsteres , através de redes sociais ,como "YouTube" e "Instagram", a fim de informar as pessoas sobre o perigo que a automedicação traz consigo e o que seu uso exacerbado pode causar no corpo. Assim, o tema deixará de ser ignorado e passará a ser valorizado ,como escrito por Manoel Barros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.