- 09 Jun 2023, 21:27
#117135
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo sexto, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a intolerância no ambiente escolar brasileiro, visto que esse fato prejudica muitos estudantes. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e no crescente índice de preconceito nas escolas brasileiras.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a intolerância nas escolas do Brasil. Isso é preocupante, uma vez que estudantes sofrem discriminação no ambiente estudantil, ( geralmente por quais razões essa discriminação acontece?)violando, deste modo, o seu direito à educação. Diante dessa problemática, o Estado permanece inerte, o que, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma quebra do “contrato social” (acordo em que membros da sociedade cedem liberdade por proteção dos direitos pelo regime político), pois o governo não possibilita que os cidadãos desfrutem de direitos inalienáveis, ( como ele não possibilita ? quais ações ele deveria realizar?)como a educação, o que infelizmente é visível no país.( fechamento crítico do parágrafo?)
Ademais, é fundamental apontar o crescente índice de preconceito como impulsionador da intolerância no ambiente escolar brasileiro[.] A cada 1000 pessoas, 700 já sofreram violência na escola, segundo uma pesquisa do [s]ite “Gazeta do Povo” . Diante de tal exposto, é notório que mais de 70% da população brasileira não tem seu direito à educação efetivado devido ao bullying, pois a lei que deveria proteger o estudante não funciona na prática, somente na teoria, assim como afirma Gilberto Dimenstein em seu livro “O cidadão de papel”. Dessa maneira, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação e Cultura (Mec), (agente)por meio de verbas governamentais, (meio)realize palestras em escolas sobre a importância do respeito e [ da ausência] do preconceito,(ação)a fim de conscientizar a população e reduzir a intolerância no ambiente estudantil. (intuito)Assim, uma sociedade mais justa se consolidará em que o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.( faltou só o detalhamento de um dos elementos).
Desculpe pela demora.