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Por mabis
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#114728
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, quando se observa os desafios relacionados à educação prisional no Brasil, verifica-se que esse preceito é constatado na teoria e não desejavelmente na prática. Dessa forma, essa realidade se deve à negligência governamental e à superlotação dos presídios.

Nessa perspectiva, vale ressaltar que a débil ação do Poder Público possui íntima relação com o revés. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã” defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. As autoridades, todavia, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação à educação prisional no país e, por consequência disso, aproximadamente 87% dos presos não têm acesso a atividades educativas, segundo dados divulgados pelo Infopen, em 2017, mostrando um alto teor de cidadãos em maioria pobres e negros, excluídos do corpo civil. Desse modo, é inadiável que a assistência a esses cidadãos seja alcançada, a partir de medidas governamentais.

Ademais, vê-se que o alto índice da população carcerária também atua como impulsionador do impasse. Diante desse cenário, pode-se fazer uma analogia a obra musical “Crime vai e vem”, de Racionais MC’s, que retrata “a máquina do desemprego fabrica criminoso”. Essa situação ocorre porque, infelizmente, a falta de oportunidades no âmbito laboral em conjunto com a baixa escolaridade influenciam diretamente no aumento do crime no país, cuja a população assolada pela disparidade social vê a vida criminal como única opção. Logo, é essencial superar essas condições que atestam, sobretudo, um cenário destoante.

Portanto, fica evidente a necessidade de garantir o acessos à educação nos presídios do Brasil. Destarte, o Governo Federal, com o apoio do Ministério da Educação, a partir de medidas governamentais destinadas à pasta, deve promover a educação carcerária por meio de aulas diárias com profissionais especializados, com disciplinas voltadas para a humanização e cursos profissionalizantes. Essa ação será realizada com o intuito de ressocializar essa parcela da população, para que também a sociedade não naturalize a desigualdade que a permeia. Dessa maneira, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o direito garantido pela Constituição, como uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#115279
NOTA FINAL 960!
Olá! Sua redação está bem estruturada e apresenta uma boa argumentação. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para atender aos critérios de correção do Enem.

Em relação à introdução, você começa com um bom gancho ao citar a Constituição Federal de 1988 como norma que assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, seria interessante se você fizesse uma conexão mais clara entre esse preceito constitucional e a educação prisional no Brasil. Além disso, é importante lembrar que na introdução deve haver uma tese clara sobre o tema proposto — nesse caso, a necessidade de garantir acesso à educação nos presídios brasileiros.

No desenvolvimento do texto, você apresenta bons argumentos relacionados à negligência governamental em relação à educação prisional no país e ao alto índice da população carcerária como impulsionador desse problema. É importante destacar que esses argumentos estão embasados em fatos concretos (dados divulgados pelo Infopen) e em referências culturais relevantes (o livro "Leviatã" de Thomas Hobbes e a música "Crime vai e vem" dos Racionais MC's).

Porém, é necessário tomar cuidado com algumas questões gramaticais: por exemplo, na frase "essa realidade se deve", seria mais adequado usar o verbo "dever-se" na terceira pessoa do singular ("deve-se"), já que não há sujeito explícito antes dele; além disso, na frase "é inadiável que a assistência a esses cidadãos seja alcançada", seria mais adequado usar o verbo "seja" no modo subjuntivo ("seja alcançada"), já que se trata de uma ação hipotética.

No que diz respeito à proposta de intervenção, você apresenta boas ideias para garantir acesso à educação nos presídios brasileiros, como promover aulas diárias com profissionais especializados e disciplinas voltadas para a humanização e cursos profissionalizantes. No entanto, é importante lembrar que na proposta de intervenção deve haver um detalhamento maior sobre as medidas concretas que serão tomadas (como quem será o agente responsável pela ação e qual será o meio/meio de execução da ação).

Por fim, é importante destacar que sua redação apresenta um bom repertório sociocultural produtivo ao citar referências culturais relevantes para argumentar sobre o tema proposto. Além disso, você articula bem as partes do texto e usa recursos coesivos diversificados.

Em resumo, sua redação está bem estruturada e apresenta bons argumentos relacionados ao tema proposto. Para melhorá-la ainda mais segundo os critérios do Enem, sugiro atentar-se aos pontos gramaticais mencionados acima e elaborar uma proposta de intervenção mais detalhada em relação às medidas concretas que serão tomadas pelo governo federal em conjunto com o Ministério da Educação. Parabéns pelo esforço!

Sua redação possui 11 desvios!
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