Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#101392
A Constituição federal define, dentre outros, o acesso à educação e o respeito às normas de segurança como direito e dever, respectivamente, do brasileiro. No entanto, muitos cidadãos desconhecem suas garantias e responsabilidades, o que torna a aplicabilidade da Carta Magna ineficiente, pois é preciso conhecê-la para defender-se e respeitá-la. Nesse sentido, o desconhecimento legislativo faz-se um problema grave - alicerçado pela escola e pelo Estado -, o qual gera vulnerabilidade e atitudes inconstitucionais. Assim, precisa-se discutir as causas dessa questão: lacuna educacional e descaso estatal.

Diante disso, deve-se responsabilizar os colégios por esse cenário. Isso porque as escolas não ensinam aos alunos sobre a Constituição, formando estudantes e cidadãos sem consciência legislativa. Djamila Ribeiro, filósofa brasileira, defende que a informação deve ser priorizada em uma sociedade. Essa tese filosófica é concreta, porém ignorada pelas instituições escolares, haja vista que geralmente não há - por falta de professores capacitados e de planejamento curricular - uma disciplina na grade colegial que suscite discussões participativas e leituras obrigatórias dos artigos da Carta Magna. Com isso, os discentes, enquanto cidadãos, têm, muitas vezes, os seus direitos inviabilizados, afinal, eles não os conhecem, e, por isso, não conseguem defendê-los, como exigir a compra de um produto pelo preço exposto nas prateleiras do mercado, e não no sistema interno do estabelecimento - direito do consumidor. Logo, validando a ideia de Djamila, a informação deve ser prioridade.

Ademais, o governo se mostra um sustentador dessa situação problemática. Essa culpabilização é válida, uma vez que o Estado não conscientiza a população desinformada a respeito da legislação brasileira, gerando atitudes inconstitucionais por falta de conhecimento. Na música “Commander in chief”, a intérprete Demi Lovato critica a postura de representantes estatais que ignoram as necessidades da população. Nessa lógica, tal crítica é coerente, já que os governantes, pela majoritária priorização de investimento em áreas que beneficiam a elite, como a agropecuária, não criam políticas públicas que viabilizem o acesso à informação legislativa a locais distantes dos centros - meio rural. Por conseguinte, ao vir à urbe, diversos cidadãos corriqueiramente cometem crimes por ausência de instrução - atravessar a rua fora da faixa de pedestre, por exemplo -, sendo multados e até mesmo presos. Por isso, os “comandantes chefes” não podem ignorar tal situação.

Portanto, o hiato educacional e a negligência estatal devem ser combatidos. Visando a isso, o Poder Executivo, mediante parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério da Cidadania, deve criar o plano informacional “Constituição a todos”, no qual seriam efetivadas duas ações: inserção da disciplina “Saber legislativo” - cujo conteúdo base será a Constituição - e de professores capacitados para ministrar as suas aulas nas escolas, bem como criação de campanhas informativas a respeito da legislação nos meios rurais do país. Esse projeto será viabilizado, ainda, via destinação de verbas estratégicas por ambos ministérios, assumindo a finalidade de democratizar o conhecimento constitucional no Brasil.

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 198

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 197

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 198

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#101569
Boa tarde, pessoal. Como sabem, trabalho com a redação do Enem e não mais presto a prova de forma oficial, mas apenas por conhecimento. Fiz esta redação para destravar a escrita prática. Recomendo que a estudem. Pode ser que ajude vocês nesta reta final de que nos aproximamos. Sucesso! =)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
11
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#101880
Texto excelente! :)

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
1
Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#101975
Monstro! Maximus e Optimus :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
3
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#105835
ManoelSan escreveu:@Fortes qual é o teu instagram, por gentileza?
Opa, Manoel, beleza? Não estou ativo em meu Instagram profissional por ora, mas uso o meu pessoal, que vez em outra comento sobre redação, até que eu volte à ativa no profissional. Se quiser seguir, estou por lá: @fortesrods

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
1
Avatar do usuário
Por Enderson
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#105838
Fortes escreveu:Boa tarde, pessoal. Como sabem, trabalho com a redação do Enem e não mais presto a prova de forma oficial, mas apenas por conhecimento. Fiz esta redação para destravar a escrita prática. Recomendo que a estudem. Pode ser que ajude vocês nesta reta final de que nos aproximamos. Sucesso! =)
Boa noite, você corrige minha redação que fiz?
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#105840
Enderson escreveu:Boa noite, você corrige minha redação que fiz?
Boa noite, Enderson! Por ora, estou corrigindo redações apenas por fora da plataforma. Se tiver interesse em adquirir, chega mais e clica aqui.

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por ManoelSan
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#106133
Fortes escreveu:
ManoelSan escreveu:@Fortes qual é o teu instagram, por gentileza?
Opa, Manoel, beleza? Não estou ativo em meu Instagram profissional por ora, mas uso o meu pessoal, que vez em outra comento sobre redação, até que eu volte à ativa no profissional. Se quiser seguir, estou por lá: @fortesrods
Obrigado!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
1278 Exibições
por Delbis1502
5 Respostas 
1324 Exibições
por JoaoPedro72
0 Respostas 
81 Exibições
por lailahihi
0 Respostas 
105 Exibições
por iseveloso
0 Respostas 
86 Exibições
por Danielxk7
0 Respostas 
171 Exibições
por Danielxk7
0 Respostas 
225 Exibições
por Maria7Clara
0 Respostas 
45 Exibições
por clara2007
2 Respostas 
90 Exibições
por lais458
O avanço das ISTs entre jovens brasileiros
por anabeatriz7    - In: Outros temas
0 Respostas 
134 Exibições
por anabeatriz7

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM