Nesse sentido, tem-se de problematizar a negligência governamental. Isso porque o Estado, geralmente, não ajuda no combate à depreciação das comunidades originárias, gerando desproteção às terras devido à invasão ilegal de terras. A cantora Billie Eilish diz que os políticos ignoram os problemas sociais. De fato, ela possui razão, visto que, por priorizarem o investimento em áreas mais lucrativas - agronegócio, por exemplo -, os governantes, muitas vezes, não investem em ações capazes de lutar contra a desvalorização de povos tradicionais, como a fiscalização e o mapeamento de terras originárias. Em efeito, ao não se ter um amparo ideal ao território dos povos em questão, o acontecimento de invasões fica mais frequente, já que muitas corporações exploram os recursos das terras por visar à proficuidade, de forma a suscitar complicações aos indígenas, que, ao perderem seu território, perdem recursos naturais fundamentais à sua sobrevivência, como a água e os animais.~
Ademais, o descuido educacional fortalece o empecilho. Tal culpabilização é válida pois as escolas, usualmente, não ensinam aos alunos sobre a importância de se respeitar um sujeito tradicional, causando preconceito contra esses povos. Murilo Gun afirma que os colégios apreciam, apenas, o vestibular. O palestrante está correto, dado que as instituições de ensino, às vezes, não oferecem aulas e projetos associados à essencialidade de se valorizar os povos originários por focarem, demasiadamente, conteúdos relacionados a exames universitários, como física quântica e fórmula de Bhaskara. Por conseguinte, os estudantes, acríticos diante da omissão instrutiva, tendem a seguir comportamentos estereotipados e moldados à base eurocentrista ao constatarem, por exemplo, um indígena, tratando-o como “selvagem” e “primitivo” em virtude de sua etnia, o que ocasiona uma marginalização gradativa desses indivíduos devido à forma que são enxergados pela população, sendo rejeitados em entrevistas de emprego e sofrendo com a exiguidade de representação política.
Portanto, a fim de lutar a favor da valorização das comunidades tradicionais, o Poder Executivo deve, por meio de conciliação entre o Ministério da Educação e o Ministério da Infraestrutura - órgãos responsáveis, respectivamente, pelo ensino e pela estruturação citadina do país -, mapear e fiscalizar as demarcações de terras indígenas, além de ressaltar a importância do respeito para com os povos situacionais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.