Primeiramente, vale destacar que os principais motivos da intolerância no ambiente escolar é a falta de empatia e sensibilização dos alunos, professores e funcionários sobre a diversidade humana. Muitas vezes, a discriminação é resultado de estereótipos e preconceitos enraizados, que são transmitidos de geração em geração e perpetuados na sociedade. Dessa forma, a afirmativa do filósofo Paulo Freire " se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" não corrobora a realidade vivenciada no âmbito escolar.
Outrossim, vale salientar que a intolerância no ambiente escolar pode resultar em segregação e exclusão social. Quando estudantes são excluídos ou discriminados com base em sua cor, religião ou gênero, isso pode levar à criação de grupos segregados e desigualdades na educação. Por exemplo, muitas meninas e mulheres são desencorajadas a seguir carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática devido ao machismo, misoginia e a crença de que essas áreas são "para homens". Essa mentalidade limita a diversidade e a inclusão de mulheres no ensino superior e no mercado de trabalho.
Portanto, para combater a intolerância no ambiente escolar brasileiro, é necessário que os educadores estejam preparados para lidar com questões de diferenças. Nesse viés, é imprescindível oferecer treinamento para professores e outros profissionais da educação para que possam reconhecer e lidar com situações de intolerância e bullying. Também é importante que as escolas incentivem a diversidade e a inclusão, promovendo o respeito e a compreensão das diferenças. Além disso, é fundamental que o governo brasileiro apoie programas e políticas públicas que visem a combater a intolerância no ambiente escolar. Isso inclui campanhas de conscientização e programas de apoio para vítimas de bullying e discriminação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada