Avatar do usuário
Por Snown
Quantidade de postagens
#116611
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo sexto, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a intolerância no ambiente escolar brasileiro, visto que esse fato prejudica muitos estudantes. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e no crescente índice de preconceito nas escolas brasileiras.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a intolerância nas escolas do Brasil. Isso é preocupante, uma vez que estudantes sofrem discriminação no ambiente estudantil, violando, deste modo, o seu direito à educação. Diante dessa problemática, o Estado permanece inerte, o que, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma quebra do “contrato social” (acordo em que membros da sociedade cedem liberdade por proteção dos direitos pelo regime político), pois o governo não possibilita que os cidadãos desfrutem de direitos inalienáveis, como a educação, o que infelizmente é visível no país.

Ademais, é fundamental apontar o crescente índice de preconceito como impulsionador da intolerância no ambiente escolar brasileiro, dado que a cada 1000 pessoas, 700 já sofreram violência na escola, segundo uma pesquisa do cite “Gazeta do Povo” . Diante de tal exposto, é notório que mais de 70% da população brasileira não tem seu direito à educação efetivado devido ao bullying, pois a lei que deveria proteger o estudante não funciona na prática, somente na teoria, assim como afirma Gilberto Dimenstein em seu livro “O cidadão de papel”. Dessa maneira, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação e Cultura (Mec), por meio de verbas governamentais, realize palestras em escolas sobre a importância do respeito e do fim do preconceito, a fim de conscientizar a população e reduzir a intolerância no ambiente estudantil. Assim, uma sociedade mais justa se consolidará em que o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Snown
Quantidade de postagens
#116617
@Higorvaz

@Felipe082

@Samara102006

algum de vocês poderia corrigir por favor?
0
Avatar do usuário
Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#116633
ooii @Snown, vou pontuar brevemente alguns aspectos da sua redação, tá bom?

Ps: Sinta-se a vontade para discordar :D

· Primeiramente, sua introdução está ótima.
· Faltou um desdobramento maior na argumentação, principalmente no D2 que está muito descritivo :/
· Cuidado com os períodos muito longos, principalmente se for o tópico frasal.
· Senti falta do detalhamento na conclusão :(

Parabéns pelo seu texto! 💜
2
Avatar do usuário
Por Snown
Quantidade de postagens
#116652
Samara102006 escreveu:ooii @Snown, vou pontuar brevemente alguns aspectos da sua redação, tá bom?

Ps: Sinta-se a vontade para discordar :D

· Primeiramente, sua introdução está ótima.
· Faltou um desdobramento maior na argumentação, principalmente no D2 que está muito descritivo :/
· Cuidado com os períodos muito longos, principalmente se for o tópico frasal.
· Senti falta do detalhamento na conclusão :(

Parabéns pelo seu texto! 💜
Muito obrigado por corrigir. Meu professor de redação havia corrigido e me deu 960 como nota, só me retirando nota na competência 3, entretanto, ele não me disse o que eu poderia melhorar para chegar a nota mil, por isso enviei ela aqui, para descobrir o que posso melhorar, a sua avaliação foi de grande ajuda.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
176 Exibições
por luisnetto
1 Respostas 
92 Exibições
por Lemes
2 Respostas 
205 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
92 Exibições
por Daniella2023
0 Respostas 
81 Exibições
por Raekwon1
0 Respostas 
136 Exibições
por amorimlaura
8 Respostas 
404 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
100 Exibições
por rebeccafroio
0 Respostas 
3146 Exibições
por Maria0707
0 Respostas 
886 Exibições
por Maria0707

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM