Por ferSilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55260
A animação internacional “Divertidamente”, mostra como, para a personagem principal, momentos, em sua infância, com sua família, foram cruciais na formação de memórias que moldam seu modo de agir e se comportar, e como a ausência dos pais afeta-as negativamente. Analogamente à essa situação, na vida real, observa-se que o papel da família é essencial na construção da dignidade de um indivíduo, entretanto, alguns entraves para a devida criação de um indivíduo podem ser constatados, como ausência parental e pais super-protetores.
Primeiramente, destaca-se que, pode-se definir dignidade como uma qualidade moral que infunde consciência de valor próprio, honra e respeito. Portanto, infere-se que a família, por ser responsável pela socialização primária dos indivíduos, é fundamental no processo de criação da dignidade desses. Porém, nem sempre os familiares, principalmente os pais, encontram-se disponíveis para seus filhos, por diversos fatores, como extensas cargas horárias de trabalho, por isso, não prestam devida atenção em sua criação, o que, como mostrado no filme supracitado, pode apresentar consequências negativas a eles, uma vez que, deixa lacunas em seu aprendizado e socialização iniciais e, consequentemente, na construção de sua dignidade.
Em segundo plano, observa-se que, em contraste com a situação citada acima, existem os pais que fiscalizam cada passo de seus filhos, são extremamente rígidos em sua criação e nos castigos a eles impostos, são os pais super-protetores. Tal fator, pode também ser prejudicial à formação da dignidade de um cidadão, uma vez que, pode fazer com que os filhos nutram pelos pais sentimentos de medo e raiva, deixando de aprender e sentir aqueles que são essenciais à sua dignidade, como respeito e honra. A respeito disso, Immanuel Kant afirma: “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”.
Em suma, é necessário que medidas sejam tomadas, pelo Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, responsável pela defesa dos direitos dos cidadãos, por meio da criação de campanhas e palestras, em locais de trabalho, escolas e creches, para os pais de alunos, que evidenciem a imensa importância da família na criação de cidadãos dignos, a fim de atenuar os estorvos expostos e evitar que o cenário desfavorável apresentado na animação citada se repita.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
903 Exibições
por snorlaz
0 Respostas 
390 Exibições
por dawudbaida
2 Respostas 
153 Exibições
por vicrays
5 Respostas 
330 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
119 Exibições
por khel
0 Respostas 
124 Exibições
por marolinda
6 Respostas 
281 Exibições
por Mylike
5 Respostas 
279 Exibições
por Lauany25
1 Respostas 
206 Exibições
por Mylike
O trabalho na construção da dignidade humana.
por sammmmm    - In: Outros temas
3 Respostas 
138 Exibições
por GeovanaAnt

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

No que concerne a democracia na era digital, &eacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM