Na Revolução Industrial, grande processo tecnológico do século XVIII, os trabalhadores passavam 16 ou até mesmo 20 horas nas fábricas, em situações por vezes insalubres, e recebendo menos do que deveria pela sua produção. Diante disso, nota-se o quanto que o proletariado foi e continua sendo explorado pelos seus patrões. Realidade que perdura-se na contemporaneidade, pois a fuga do desemprego leva milhares de brasileiros a sujeitarem-se a trabalhos análogos a escravidão,que, por sua vez em nada dignificam o homem.
Desse modo, a falta de emprego potencializa está problemática. Tendo em vista, que o termo "Trabalho" vêm do latim "Tripalium" que era uma ferramenta utilizada para a tortura, vemos que essa simbologia está além do dicionário, todavia não ter uma ocupação é ainda mais torturante, haja vista é por meio dele que o indivíduo alcança sua autonomia financeira, e sem ela esse cidadão será visto como inferior pela sociedade. Por conseguinte, muitos para não viverem tal exclusão, social e econômica, submetem-se a péssimas condições de trabalho.
Partindo desse pressuposto, a exploração trabalhista, ainda que seja considerada trabalho, não contribui para o desenvolvimento da dignidade humana. Assim como, o personagem "Sansão" do livro "A Revolução dos Bichos" de George Owlle se sacrificava com árduos esforços já que acreditava que seria beneficiado, muitos brasileiros trabalham exaustivamente ganhando valores mínimos enquanto que, tal como na Inglaterra de 1760, são os donos das empresas que lucram em cima da mão de obra dos empregados. Além disso, tal prática prejudica a saúde desses indivíduos podendo leva-los até mesmo a morte, como aconteceu com o "Sansão" da obra do escritor Inglês.
Portanto, urge a necessidade de medidas para que tais problemas sejam solucionados em todo território nacional. Destarte, cabe ao Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho ofertarem empregos que sejam regulamentados e fiscalizados pelo próprio órgão, a fim de que a população empregue-se em trabalhos que de fato os dignifiquem. Ademais, é necessário que o Poder Legislativo elabore leis mais rígidas para os empregadores qur negligênciam os direitos da classe operária, visando que cada vez mais a tortura dê lugar a satisfação pessoal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.