A princípio, é imprescindível analisar como o Estado pouco faz para melhorar os locais de trabalho de muitos cidadãos, que possuem sua dignidade atropelada por não possuir esse direito básico. Segundo o filósofo John Locke, em sua teoria do contrato social, propõe que a sociedade vive uma relação de dependência com o Estado, em que este é obrigado a prover todos os direitos necessários para uma vida digna. Percebe-se que, ao deixar de supervisionar e consequentemente não fornecer boas condições aos empregados em virtude das vulnerareis leis, o Estado quebra esse contrato social e desse modo, permite que esses servidores vivam indignamente.
Ademas, é notório destacar, como a repressão a grupos sociais que exigem esse benefício institucionail é intensa no país. A constituição Federal, prevê a democracia como forma de governo para o Brasil, em que estabelece o direito do cidadão de protestar e demandar por suas garantias não cumpridas. Entretanto, na prática, ocorre grandes ataques do Estado por meio de repressões a manifestações, sindicatos e boicotes, movimentos esses formados por indivíduos que buscam pelo cumprimento da lei que prevê um trabalho digno.
Portanto, urge a necessidade de medidas que solucionem essa problemática. Cabe então ao Ministério da Economia, por meio da secretária do trabalho, a criação de leis que fortaleçam a fiscalização de instituições empregadoras em relação ao cumprimento de todos os direitos previstos na constituição. Isso pode ser feito pelo aumento de profissionais que realizaram essa função, eles verificaram se as condições estão conforme a legislação, e caso encontradas anormalidades, puniram imediatamente, evitando assim que os empregados tenham uma vida indecente. Sendo assim, o povo brasileiro caminhará para que o contrato social de John Locke seja respeitado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.