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Por marolinda
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No filme "O Menino que Descobriu o Vento", o protagonista e sua família trabalhavam de forma precária em sua própria lavoura, onde a pouca colheita de grãos que conseguiam era insuficiente para saciar a sua fome e de seus familiares. Diante disso, trazendo o a ficção à realidade hodierna, pode-se afirmar que a desvalorização do proletário ainda é recorrente, sendo assim, parte da dignidade dos cidadãos vem do seu trabalho. Sob esse viés, debate-se o alto índice de desemprego na sociedade, bem como a necessidade de inclusão das pessoas portadoras de alguma deficiência.

É válido salientar que o crescente desemprego é de grandeza global. Nessa perspectiva, tal problema ocorre pelo fato da baixa acessibilidade às pessoas com o ensino fundamental ou ensino médio inconcluso. Ademais, a profissionalização do povo em cursos ou universidades é de investimento alto e pouco retorno futuro. Destarte, a população encontra-se encurralada sobre a procura de empregos com a excessiva gama de quesitos mínimos pedidos nas propostas encontradas, levando o cidadão ao sentimento de desvalorização e incapacitação.

Outrossim, cabe frisar a exclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Segundo o educador Paulo Freire, "A inclusão acontece quando se aprende com as dificuldades". Todavia, em inúmeras empresas a falta de inclusão acaba por ser um problema intrínseco. A princípio, todo cidadão tem seu direito de seguir uma profissão digna. Logo, sem a participação dos PCDS na procura de um emprego, e invisibilidade desse grupo se torna exorbitante.

Diante do exposto, o descaso para com o cidadão trabalhador se torna um fato. Portanto, cabe aos municípios com a cooperação de institutos profissionalizantes, promover eventos, ofertanto cursos gratuitos direcionados à população de baixa renda, pessoas com deficiência ou com escolaridade incompleta. Assim, depois da profissionalização concluída, o cidadão será destinado a uma vaga de emprego em sua área escolhida, tendo sua dignidade e autoestima recuperadas.

Aguardo minha correção. Agradeço desde já. :)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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