Avatar do usuário
Por Mayrita23
Quantidade de postagens
#118393
A Constituição Federal Brasileiro de 1988, dentro do artigo 6, prevê aos cidadãos brasileiros direitos à saúde, educação, moradia e lazer. Contudo, esses direitos não são efetivados, de acordo no que se é visto no Trabalho na Construção da Dignidade Humana. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência a exploração do trabalhador e o trabalho escravo.
De início, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantedora da problemática. Acerca disso, o filósofo Thomas Hobbes em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a idéia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação ao trabalho escravo. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americado Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais ao se orientar por um viés individualista e visar um retorno imediato de capital político, negligência a conservação de direitos sociais, como o direito trabalhista. Logo, é notório a omissão do Estado, perpetua o Trabalho escravo no Brasil.
Por conseguinte, engendra-se a inoperância estatal em combater a exploração do trabalhador no mercado de trabalho. Posto isso, de acordo com o filósofo Jean Jacques "o Estado é responsável por fornecer o bem-estar social, em troca da liberdade do povo. Diante de tal exposto, é dever do Estado garantir os direitos dos cidadãos brasileiros, não permitindo a exploração desumana do trabalhador no mundo de trabalho. Logo, é inadmissível que esse cenário continue perdurar.
Depreende-se, portanto, que é mistir a atuação governamental no Trabalho na Construção da Dignidade Humana. Assim, a fim de acabar com essa problemática, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificadamente o Ministério do Trabalho e Emprego, multar e fechar os locais com denúncias de exploração do Trabalhador. Tal ação deverá ocorrer por meio de campanhas publicitárias que ajudem o cidadão denunciar alguma irregularidade. Somente assim, com conjuntura de tais ações, os direitos previsto em nossa Constituição Federal serão efetivados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118397
NOTA FINAL 900!
Olá! Vamos analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresenta uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais consistente e coerente.

Na introdução, você aborda o tema de forma adequada ao mencionar a Constituição Federal de 1988 e os direitos previstos nela. No entanto, seria interessante se você pudesse estabelecer uma tese clara sobre como o trabalho na construção da dignidade humana não está sendo efetivado no Brasil.

No primeiro parágrafo do desenvolvimento, você faz referência à inoperância estatal como um dos principais problemas relacionados ao tema. É válido citar Thomas Hobbes e Murray Rothbard para embasar essa ideia. Porém, é necessário conectar essas informações à exploração do trabalhador e ao trabalho escravo de forma mais clara.

No segundo parágrafo do desenvolvimento, há uma tentativa de argumentação utilizando Jean Jacques Rousseau para reforçar a responsabilidade do Estado em garantir os direitos dos cidadãos brasileiros. Entretanto, faltou explicar como essa inoperância estatal contribui diretamente para a exploração do trabalhador no mercado de trabalho.

A proposta de intervenção apresentada na conclusão é válida: cabe ao Poder Executivo Federal agir por meio do Ministério do Trabalho e Emprego para multar e fechar locais denunciados por exploração laboral. No entanto, seria interessante detalhar melhor as campanhas publicitárias e como elas podem auxiliar na conscientização e denúncia por parte dos cidadãos.

Além disso, é importante que você revise a sua redação quanto à organização das ideias, coesão textual e uso adequado da norma culta da língua portuguesa. Isso ajudará a tornar o seu texto mais claro e fluente.

No geral, você apresentou uma boa argumentação sobre o tema proposto. Procure apenas desenvolver melhor as suas ideias, estabelecer conexões mais claras entre os argumentos e reforçar a relação direta entre inoperância estatal e exploração do trabalhador. Lembre-se também de revisar aspectos gramaticais para garantir um texto ainda mais consistente.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações, fique à vontade para perguntar.

Sua redação possui 17 desvios!
1
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#118506
1-desvios gramaticais;
2-sua argumentação deve ser mais desdobrada, apresente causas, consequências e exemplos;
3-você precisa usar os seus repertórios de modo mais produtivo, ou seja, use-os para embasar a sua argumentação;
muito bem ! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
5 Respostas 
331 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
121 Exibições
por khel
0 Respostas 
125 Exibições
por marolinda
5 Respostas 
283 Exibições
por Lauany25
1 Respostas 
210 Exibições
por Mylike
O trabalho na construção da dignidade humana.
por sammmmm    - In: Outros temas
3 Respostas 
141 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
83 Exibições
por LarissaSlv12
0 Respostas 
58 Exibições
por Wemadu
0 Respostas 
54 Exibições
por samiladuques
0 Respostas 
24 Exibições
por Gabyreis2929

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM