Inicialmente é importante destacar o quanto o trabalho informal é comum no Brasil, onde muitos trabalhadores não possuem contratos que garantam seus direitos. Segundo Tomas de Aquino, em uma sociedade democrata todos são iguais, tendo direitos e deveres que devem ser providos pelo estado. Contudo, muitas pessoas sequer tem essas leis garantidas em troca de seus serviços, em um ambiente de trabalho que muitas vezes não oferece assistência, suporte ou recursos.
Ademais, é percebido em conjunto a essa informalidade a persistência dos trabalhos análogos a escravidão na sociedade brasileira de diversas formas. Exemplo disso se faz no filme “Os 7 prisioneiros” (2021) no qual segue a narrativa de um garoto que deixa sua cidade achando ter sido contratado para uma oportunidade de emprego, descobrindo estrar preso em à uma rede de exploração de trabalho forçado. Apesar de se tratar de ficção, essa é uma realidade na vida de muitos brasileiros, que por vezes sequer percebem estar sendo vítimas de trabalho escravo.
Diante do exposto urge ao Governo, juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego desenvolverem leis e projetos que deem assistência a trabalhadores informais, com auxílios a depender de cada necessidades. Assim como é papel de ambos criarem leis voltadas para a fiscalização regulares em locais de trabalho, com questionários anônimos direcionados aos funcionários, e punições caso alguma irregularidade, garantindo assim a segurança e bem-estar de todos no ambiente de trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 1. O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.