Em primeiro lugar, o Estado, segundo Thomas Hobbes, deve garantir o bem-estar da população. Entretanto, em uma realidade na qual os trabalhadores são sujeitos à déficit no sistema de transporte público, percebe-se a negligência estatal no Brasil. Os grupos dependentes de linhas rodoviárias são atingidos constantemente por altas tarifas e falta de boa infraestrutura. Dessa forma, o trabalhador enfrenta desafios diários que afetam sua dignidade humana.
Em segundo lugar, a mentalidade individualista dos líderes visa o lucro à qualquer maneira. Nessa perspectiva, o empregado se submete a riscos no ambiente de trabalho em detrimento do capital, visto que, muitas vezes, perigos encontrados são deixados de lado. Em "O medo e a precarização do trabalho", Christoph Dejours fala sobre essa realidade social dos trabalhadores e o constante medo destes de perder o emprego e/ou a vida. Desse modo, reconhece-se a importância de haver uma união coletiva que contrarie esse individualismo e lute pela dignidade humana.
Portanto, são necessárias medidas capazes de assegurar boas condições de trabalho. Para tanto, cabe ao Ministério do Trabalho, enquanto órgão executivo, incentivar e atuar em leis que visem a melhoria da infraestrutura de transportes e rodovias, juntamente as propostas de redução das altas tarifas. Além disso, o conjunto populacional deve reivindicar seus direitos assegurados pelas leis trabalhistas, para que as autoridades empresariais sejam obrigadas a abandonar tal mentalidade e prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.