Avatar do usuário
Por sammmmm
Quantidade de postagens
#121886
A partir da 2º Revolução Industrial, graças a maior introdução tecnológica no ambiente de trabalho, percebeu-se uma mudança socioeconômica, e, diante das más condições direcionas aos trabalhadores, ideias acerca de leis trabalhistas passaram a ser discutidas. Apesar desse contexto ter ocorrido no Sec. XIX, até os dias atuais é percebido que muitas pessoas ainda se encontram em situações precárias no ambiente de trabalho. Além disso, esse destrato se estende para casos mais extremos, onde situações análogas a escravidão ainda são uma realidade no Brasil.

Inicialmente é importante destacar o quanto o trabalho informal é comum no Brasil, onde muitos trabalhadores não possuem contratos que garantam seus direitos. Segundo Tomas de Aquino, em uma sociedade democrata todos são iguais, tendo direitos e deveres que devem ser providos pelo estado. Contudo, muitas pessoas sequer tem essas leis garantidas em troca de seus serviços, em um ambiente de trabalho que muitas vezes não oferece assistência, suporte ou recursos.

Ademais, é percebido em conjunto a essa informalidade a persistência dos trabalhos análogos a escravidão na sociedade brasileira de diversas formas. Exemplo disso se faz no filme “Os 7 prisioneiros” (2021) no qual segue a narrativa de um garoto que deixa sua cidade achando ter sido contratado para uma oportunidade de emprego, descobrindo estrar preso em à uma rede de exploração de trabalho forçado. Apesar de se tratar de ficção, essa é uma realidade na vida de muitos brasileiros, que por vezes sequer percebem estar sendo vítimas de trabalho escravo.

Diante do exposto urge ao Governo, juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego desenvolverem leis e projetos que deem assistência a trabalhadores informais, com auxílios a depender de cada necessidades. Assim como é papel de ambos criarem leis voltadas para a fiscalização regulares em locais de trabalho, com questionários anônimos direcionados aos funcionários, e punições caso alguma irregularidade, garantindo assim a segurança e bem-estar de todos no ambiente de trabalho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 1. O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Kayokrys
Quantidade de postagens
#121908
Primeiramente, sua redação têm muitos erros gramáticais, e de ortografia. Por esse motivo vc zerou a competência 1. Além de não usar sinônimos e repetir palavras, um exemplo é o uso da palavra "percebido" que poderia trocar por "notório" ou "perceptível".
Competência 2, bom!
Competência 3, o argumento em que você cita o filme, poderia ser o primeiro argumento, porém, com mais detalhamento.
Competência 4, não demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos. Por conta da vasta quantidade de erros ortográficos, falta de vírgula. Um exemplo é no começo do D1, em que vc colocou o elemento coesivo "inicialmente" mas não colocou a vírgula. É obrigatório o uso de vírgula depois do elemento coesivo.
Competência 5, Gostei da proposta de intervenção.
Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo pelo Instagram @almapoetica9304
0
Avatar do usuário
Por GeovanaAnt
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121942
A partir da 2º Revolução Industrial, graças a maior introdução tecnológica no ambiente de trabalho, percebeu-se uma mudança socioeconômica, e, diante das más condições direcionas aos trabalhadores, ideias acerca de leis trabalhistas passaram a ser discutidas. Apesar desse contexto, ter ocorrido no Sec. XIX, até os dias atuais é percebido que muitas pessoas ainda se encontram em situações precárias no ambiente de trabalho. Além disso, esse destrato se estende para casos mais extremos, onde situações análogas a escravidão ainda são uma realidade no Brasil.
- "Segunda Revolução Industrial"
- século XIX, (não faça abreviações assim)
- o tópico frasal tá ok, mas a tese e a conclusão não. o que aconteceu: tem erro de crase (o certo é "análogo à escravidão), erro de vírgula e ficou um pouco bagunçado, uma vez que o projeto de texto não fixou explícito. ou seja, não deu pista do que vai falar no D1 e no D2.
onde indica lugar, troque por "no qual, a qual, o qual"

Inicialmente ,é importante destacar o quanto o trabalho informal é comum no Brasil, onde muitos trabalhadores não possuem contratos que garantam seus direitos. Segundo TomÁs de Aquino, em uma sociedade democrata todos são iguais, tendo direitos e deveres que devem ser providos pelo estado. Contudo, muitas pessoas sequer tem essas leis garantidas em troca de seus serviços, em um ambiente de trabalho que muitas vezes não oferece assistência, suporte ou recursos.

estado fica com letra minúscula caso se refira a unidade federativa, por exemplo estado da Bahia. Estado quanto a governo fica com maiúscula.
tem= singular. Têm=plural.
sobre o inicialmente, não é bom utilizar. dá mesma forma que o Em primeiro lugar, se for usar tem que usar em segundo lugar no D2.

Ademais, é percebido em conjunto a essa informalidade a persistência dos trabalhos análogos a escravidão na sociedade brasileira de diversas formas. Exemplo disso se faz no filme “Os 7 prisioneiros” (2021), no qual segue a narrativa de um garoto que deixa sua cidade achando ter sido contratado para uma oportunidade de emprego, descobrindo estrar preso em à uma rede de exploração de trabalho forçado. Apesar de se tratar de ficção, essa é uma realidade na vida de muitos brasileiros, que por vezes sequer percebem estar sendo vítimas de trabalho escravo.
-cuidado com o gerundismo
-sugiro o estudo de regras de crase, é uma penalidade que custa MUITO na redação, já perdi 40 pontos só por conta dela. mas no geral, antes de palavra masculina, antes de pronomes e artigos indefinidos não deve ser usada. a crase é uma contração da preposição A + o artigo feminino A.

Diante do exposto, urge ao Governo, juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego, desenvolverem leis e projetos que deem assistência a trabalhadores informais, com auxílios a depender de cada necessidades. Assim como é papel de ambos criarem leis voltadas para a fiscalização regulares em locais de trabalho, com questionários anônimos direcionados aos funcionários, e punições caso alguma irregularidade, garantindo assim a segurança e bem-estar de todos no ambiente de trabalho.

- não é bom finalizar ou fazer remissões ao texto, troque por "depreende-se, portanto," ou "portanto", "infere-se, portanto".
- cuidado com o gerúndio - ações em movimento, que estão acontecendo
- a proposta pede 5 elementos: o que, quem, como, detalhamento e finalidade. nesse caso, faltou a finalidade e explicitar mais os elementos.

sua redação está no caminho, observe os erros, corrija-os que o sucesso virá!!!!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
5 Respostas 
331 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
121 Exibições
por khel
0 Respostas 
125 Exibições
por marolinda
6 Respostas 
282 Exibições
por Mylike
5 Respostas 
283 Exibições
por Lauany25
1 Respostas 
210 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
83 Exibições
por LarissaSlv12
0 Respostas 
58 Exibições
por Wemadu
0 Respostas 
54 Exibições
por samiladuques
0 Respostas 
24 Exibições
por Gabyreis2929

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM