Em primeiro plano, a educação é escassa em um país com o maior PIB da América do Sul e a 12°economia do mundo. Assim, como disse o filósofo Pitágoras "Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos". Portanto, essa questão não é recente sendo que o governo não se esforça para melhorar o ensino quanto pela infraestrutura como pela qualificação dos professores, caso não seja solucionada a tempo, o país terá sérios problemas em fugas de profissionais futuros para outros países que o valorizam.
Nesse contexto, o desemprego é uma problemática que nunca foi resolvida que não só afeta a população como também prejudica o país a se tornar uma nação desenvolvida. Outrossim, cerca de 14,8 milhões de brasileiros e 6 milhões desistiram de buscar um serviço de acordo com o IBGE - Instituto Brasileira de Geografia e Estatística -. Logo, mesmo tendo grandes índices de desocupados, é importante ressaltar que esse descaso nunca fui minimizado.
Dessa forma, o descaso da educação e o desemprego sempre foi visível pela população e esta questão persiste ainda mais para aqueles que sofrem de um déficit habitacional. Assim, o Ministério da Infraestrutura com parceria a Mídia devem usar o dinheiro público para construções de casas em locais de fácil acesso e por meio de divulgações nas emissoras mais assistidas como Globo e SBT fazerem sorteios para aqueles que se cadastraram para concorrer a essas casas e logo o Ministério possa derrubar locais que tem chance de cair e construírem parques a fim de que haja um declínio de déficit habitacional para que não tenham um novo desabamento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.