Sob esse viés, é relevante ressaltar que o descuido do Estado em garantir habitação adequada a todo cidadão leva a persistir esse cenário. De acordo com o 6º artigo da Constituição Federal de 1988, toda pessoa tem direito de acesso à moradia. Nessa perspectiva, porém, é notado que o governo ignora e não cumpre com o seu dever em assegurar moradias adequadas a todos, acarretando em uma parcela da população sobrevivendo em casas improvisadas nas favelas, sem água encanada, rede de esgoto ou até mesmo energia.
Ademais, a escassez de acesso a lares estáveis, por parte dos cidadãos, devido a desigualdade social é responsável por ainda existir déficit de moradias no contexto nacional. Segundo a Lei Áurea estabelecida pela princesa Isabel no fim da escravidão, em 1888, todos os escravos estavam libertos, no entanto, não houve nenhum tipo de indenização que conferisse moradia, o que os levou a se estabelecer em construções instáveis. Sob essa ótica, é observado que traços da má distribuição de recursos entre a população desde séculos passados somado ao elevado preço de imóveis e aluguéis contribuem para a continuidade da insegurança habitacional.
Portanto, diante do exposto, atitudes devem ser tomadas para sanar o descaso que a falta de habitação causa. A fim de que todos tenham acesso a moradia digna, é dever do Ministério das Cidades, por intermédio de verbas orçamentárias, divulgar mais amplamente e diminuir as barreiras burocráticas dos programas sociais como o “Minha Casa, Minha Vida” para tornar cada vez mais acessível obter o próprio lar, assim como garantir meios para se ter a quitação dos financiamentos oferecidos através da oferta de empregos. Dessa forma, haverá a ruptura da realidade vivida em “O cortiço”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada