Avatar do usuário
Por LuizGustavo7
Quantidade de postagens Amigos
#120965
Assim como os heróis da Marvel enfrentam ameaças a qualquer instante, nossa sociedade se vê diante do mesmo desafio, como o Déficit habitacional no Brasil, exigindo esforços do nível mais baixo ao mais elevado, mas nem sempre cedendo total esforço, o que chega a ser um descaso contribuindo para a adversidade. Até quando haverá moradores em locais precários? Além de muitas residências serem inadequadas a moradia ou estarem vagos.
É notória que a falta de uma iniciativa melhor para os moradores vivenciando mesmo em moradias escassas, apresenta-se como o antagonista nessa narrativa, porém, felizmente, para quase tudo na vida se há uma solução. "A história é um profeta com o olhar voltado para trás: Pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será."- Eduardo Galeano(Escritor e jornalista). Tornou-se imperativo superar esses obstáculos com determinação e estratégias bem planejadas, para que um futuro próspero aprenda com o passado.
Dessa forma, a questão das moradias sem hóspedes ou inapropriadas, possuem problemas multifacetados, podendo ser ambientalmente ou estruturalmente. É essencial compreender que tal situação se não tratada com medidas visando a melhoria, tornará o caminho ainda mais difícil e com trágicas consequências, como o aumento do número de casas desabando por exemplo, e nessas horas, não teremos um super-herói para evitar. Dados recentes do IBGE deixam ainda mais evidente o quão alarmante é este caso, em média, a cada 700 domicílios, 91 estão vagos, sem contar com as residências em condições de salubridade.
Certamente, essa luta requer esforços contínuos e adaptáveis, que reflitam o comprometimento e a determinação necessária para enfrentar a desigualdade sobre os moradores em locais precários e a falta de um melhor destino para as moradias vazias. Em suma, cabe ao estado reforçar e inovar sustentavelmente a construção de novas residências e renovar as já existentes urgentemente, além de apoiar e incentivar programas como o Minha Casa, Minha Vida, também concretizando outros com o mesmo objetivo, e somente finalizar o trabalho independentemente do desafio ao "estalar dos dedos."
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por LuizGustavo7
Quantidade de postagens Amigos
#120966
Textos motivadores que eu li sobre o tema:

Texto 1:

Déficit habitacional ou défice habitacional[1] (do latim deficit, "falta")[2] é uma expressão que se refere à deficiência nas habitações em uma determinada região, normalmente utilizada para se referia a um indicador numérico, que representa a quantidade de unidades habitacionais deficitárias.

Texto 2:

Um dos maiores problemas sociais do Brasil na atualidade está relacionado ao déficit habitacional e à inadequação de moradias. Pesquisa realizada em 2019 pela Fundação João Pinheiro - na qual desde 1995 o governo federal se baseia - apontou que mais de 5,8 milhões de moradias (8% dos domicílios) no País apresentavam problemas. A solução passa por questões políticas e sociais, algo difícil de ser resolvido em um curto prazo, mas que precisa de ações urgentes.

Essas informações são essenciais para a construção de políticas públicas de habitação no País e têm papel central para a orientar a implementação de programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida. Modificado neste novo governo federal, o programa ampliou seu escopo. Agora, além promover a construção de novas unidades habitacionais e a melhoria de moradias existentes, também apoiará a locação social em imóveis nas cidades e a inovação tecnológica para redução de custos, sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade das construções.

Texto 3:

A cada 100 domicílios particulares no Brasil, 13 estão vagos. É o que revelam os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira, 28 de junho.

Ao todo, o IBGE contou 11,4 milhões de casas e apartamentos vazios no país. A proporção aumentou comparada ao censo anterior: em 2010, eram 9 a cada 100.

Os dados estão entre os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022, que começaram a ser divulgados nesta semana.

O IBGE considera como domicílio vago quando o recenseador vai até o local e obtém a informação segura de que não existe morador ali. “Por exemplo, no momento da visita o imóvel está para alugar ou a venda”, explica Jefferson Mariano, analista socioeconômico do IBGE e professor universitário.
0
Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121023
Olá, tudo bem?? 😺👋🏻


╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🧙‍♂️【 ANÁLISE GERAL】💨
════════════════════

⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ
— Antes de tudo, gostaria de ressaltar que não sou uma corretora profissional, então estou sujeita a erros, assim como todos. Faço isso apenas para tentar ajudar com o conhecimento que possuo.

════════════════════
Competências
════════════════════

❌Errado.
-> o correto estará dentro dos parênteses.
⚠️Atenção.
💡Análise textual ou ideias e palavras para adicionar no texto .
『⚛』repetição.
🔂substitua ou mude.
⁉️comentário sobre a argumentação

════════════════════

[✅》repertório criativo] Assim como os heróis da Marvel enfrentam ameaças a qualquer instante, nossa sociedade se vê diante do mesmo desafio, como o Déficit habitacional no Brasil, [⚠️》 tente dividir melhor seus períodos] exigindo esforços do nível mais baixo ao mais elevado, mas nem sempre cedendo total esforço, o que chega a ser um descaso contribuindo para a adversidade. [⚠️》use conectivos] Até quando haverá moradores em locais precários? Além de muitas residências serem inadequadas a [❌》à] moradia ou estarem vagos.[❌》se estiver retomando "residências" o "vagos" deve estar no feminino "vagas"]

════════════════════

[⚠️》use conectivo] É notória que a falta de uma iniciativa melhor para os moradores [❌》vírgula aqui] vivenciando mesmo em moradias escassas, [⁉️》esse período atrás ficou meio confuso] apresenta-se como o antagonista nessa narrativa, porém, felizmente, para quase tudo na vida se há uma solução.[⚠️》não sei se seria a melhor estratégia utilizar esse tipo de frase, recomendo reservar linhas para a argumentação da situação problema] "A história é um profeta com o olhar voltado para trás: Pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será."- Eduardo Galeano(Escritor e jornalista). [⁉️》aqui recomendo que, ao invés de utilizar a citação direta do escritor, faça uma "transcrição" com suas próprias palavras, já guiando a narrativa ao seu interesse] Tornou-se imperativo superar esses obstáculos com determinação e estratégias bem planejadas, [⁉️》de que forma? Quem pode fazer isso?? Por que ainda não fez? Qual o problema disso progredir? Seja mais específico na sua argumentação] para que um futuro próspero aprenda com o passado.

Dessa forma, [❌》conectivo mal aplicado》 mude: "Seguindo essa lógica" ou "Ademais"] a questão das moradias sem hóspedes [⁉️》como assim moradias sem hóspedes?] ou inapropriadas, possuem problemas multifacetados, podendo ser ambientalmente ou estruturalmente. [⚠️》use conectivo] É essencial compreender que tal situação [❌》vírgula] se não tratada com medidas visando a melhoria, tornará o caminho ainda mais difícil e com trágicas consequências, como o aumento do número de casas desabando [❌》vírgula] por exemplo, e nessas horas, não teremos um super-herói para evitar. [⚠️》não faça isso. Tente não fazer frases de efeito no momento de debater sobre a problemática, deixe isso para o final da conclusão] Dados recentes [⁉️》"recentes" é muito subjetivo dependendo de quando o corretor irá analisar sua redação, seja específico, coloque o ano] do IBGE deixam ainda mais evidente o quão alarmante é este caso, em média, a cada 700 domicílios, 91 estão vagos, sem contar com as residências em condições de salubridade.
════════════════════
ANÁLISE ABAIXO
════════════════════
—comentário: Vamos debater sobre alguns problemas na construção de seu desenvolvimento, pois assim fica mais fácil para você melhorá-lo. De início, percebi que você ainda tem um pequeno problema em organizar suas ideias/estratégias e, muitas vezes, acaba não se aprofundando no seu plano argumentativo. Vale comentar, também, sobre algumas etapas necessárias para a coerência e coesão do seu texto que, infelizmente, ficaram em falta. Como: conectivo, divisão adequada de períodos… entre outros. Porém, acho que o mais importante agora é a argumentação, então porque você não tenta uma nova estratégia.

—Ideias: Exemplo, você começa dizendo sobre as moradias inapropriadas (no D2), como o ambiente em que são feitas e as estruturas precárias utilizadas. Pensando nisso, seria legal (vou apenas dar uma dica para você reescrever essa redação) comentar das favelas, posto que são a definição de como o Estado ainda tem dificuldade de controlar e organizar a superlotação desses locais, seja pela falta de planejamento, seja pela ausência de amparo a essa população mais vulnerável socialmente. Com isso, você já consegue ter um "norte" para tanto problematizar o tema, quanto culpabilizar o Estado.
════════════════════
Certamente, essa luta requer esforços contínuos e adaptáveis, que reflitam o comprometimento e a determinação necessária para enfrentar a desigualdade sobre os moradores em locais precários e a falta de um melhor destino para as moradias vazias. Em suma, cabe ao estado [❌》maiúsculo》Estado] reforçar e inovar sustentavelmente a construção de novas residências e renovar as já existentes urgentemente, além de apoiar e incentivar programas como o Minha Casa, Minha Vida, [❌》termos entre aspas] também concretizando outros com o mesmo objetivo, e somente finalizar o trabalho independentemente do desafio ao "estalar dos dedos."
════════════════════
—Ok, vejo que tem uma noção maior sobre a conclusão. Mesmo assim, gostaria de ressaltar que faltou o meio e detalhamento, sem contar que é importante resolver um problema que citou antes.

—Por fim, gostaria que analisasse exemplos de redações nota 1000 em cartilhas que você encontra gratuitamente na internet. Desconstrua esses textos, e observe passo a passo suas semelhanças e estratégias.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
8 Respostas 
314 Exibições
por elizasolanum
1 Respostas 
283 Exibições
por analu2006
O problema do déficit habitacional no Brasil
por duda177    - In: Outros temas
0 Respostas 
105 Exibições
por duda177
0 Respostas 
119 Exibições
por Raquelrb
Déficit habitacional no Brasil
por Flicker2307    - In: Outros temas
0 Respostas 
110 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
71 Exibições
por flowermaia
Déficit habitacional no contexto do Brasil
por Kethyllyn    - In: Outros temas
5 Respostas 
232 Exibições
por Kethyllyn
0 Respostas 
92 Exibições
por aninha1405
0 Respostas 
76 Exibições
por anaclaram10
0 Respostas 
68 Exibições
por Thalya17

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM