Em primeiro plano, cabe ressaltar que os cidadãos que não possuem renda o suficiente para abrigarem-se em um local ideal muitas vezes estão submetidos à escassez de saneamento básico. Outrossim, podem estar localizados em terrenos distantes dos centros comerciais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma média de 11 mil pessoas morrem no Brasil pela falta de saneamento básico. Sob essa ótica, doenças como a esquistossomose, malária e cólera, causadas pela ausência desses serviços fundamentais, se proliferam entre os moradores. Entretanto, o tratamento das enfermidades é impossibilitado pela dificuldade de locomoção e a carência de hospitais próximos da região.
Neste prisma, são necessárias ações governamentais a fim de reduzir os problemas conseguintes do déficit habitacional. Embora já existam programas que buscam reverter esse impasse, como o Minha Casa, Minha Vida, a problemática ainda persiste, haja vista a quantidade de imóveis públicos desocupados que estão inseridos em regiões favoráveis ao convívio. Conforme Thomas Hobbes em seu conceito de contrato social, o Estado deve garantir e preservar a segurança e bem-estar de seus subordinados. No entanto, percebe-se que não é bem-sucedido, uma vez que não há financiamento o suficiente nos programas de moradia por parte do governo que resulte na ocupação de regiões bem localizadas por aqueles em circunstâncias precárias.
Frente ao exposto, é fulcral que haja uma intervenção. Portanto, o Ministério das Cidades, autarquia que zela pelo direito do cidadão brasileiro ao acesso à moradia e saneamento, deve ter como objetivo abrigar os subsidiados nos lotes vazios dos centros comerciais da cidade, por intermédio de verbas fornecidas pelo governo investidas em seus programas sociais de moradia. Essa medida promoverá uma melhor qualidade de vida para os de baixa renda de sorte que estabelecimentos como hospitais e mercados se localizarão nas proximidades. Destarte, o Estado estará cumprindo com suas obrigações como está previsto no artigo 6.°.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.