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Por analu2006
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A música “A casa” de Vinicius de Moraes pode ser interpretada como uma forma humorística de retratar a realidade das moradias precárias presentes no Brasil desde o século XIX, quando foi abolida a escravatura, e os até então escravos - que moravam nas terras de seus senhores - agora homens livres, não tinham onde se estabelecer, senão em habitações deploráveis, e muitas vezes superlotadas.
Da mesma forma, permeia-se essa realidade nos dias atuais, por vários motivos, tais como o êxodo rural, a mudança do perfil das famílias e o grande aumento no preço dos imóveis e terrenos, que não condiz com o valor do salário médio que a maior parte da população recebe - o qual, de acordo com o CartaCapital, girou em torno de R$ 2.540,33 mensais em 2022 - tornando impossível para o trabalhador alugar ou comprar uma propriedade, trabalhando muitas vezes extenuantemente apenas para sobreviver, isso, sem dizer os cidadãos que nem sequer tem um emprego.
Indubitavelmente essas pessoas precisam de um lugar para viver, para chamar de casa, e não conseguindo pagar por um lugar decente, recorrem a medidas extremas, como moradias que foram construídas com materiais improvisados ou com baixa durabilidade, habitações em risco e ou com um número excessivo de pessoas, ou até mesmo lugares que nem moradias podem ser consideradas - como praças e prédios abandonados - pois não se tem o mínimo considerado necessário para realmente viver.
Infere-se, portanto, que o estado deve aderir a providências catalisadoras, a fim de solucionar a deplorável realidade de pessoas sem ter uma habitação decente e ressuscitar os direitos básicos do ser humano. Para isso, o Governo Federal - haja vista ser provedor de políticas públicas - deve investir na ampliação de programas assistenciais, por meio de projetos que visem a democratização do acesso à moradia, além disso, que seja feito um reajuste no preço dos imóveis. Não esquecendo também o aumento de propostas de emprego, e incentivo ao trabalho. Tudo isso com a finalidade de que todos tenham um lugar para morar, que não é só uma necessidade, mas sim um direito de todos - como está assegurado na Constituição Federal vigente no Brasil em seu art. 6. Espera-se com isso pelo que se amenize a realidade vigente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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