Em primeira análise, verifica-se a necessidade em compreender como a valorização de regiões e imóveis é um obstáculo para a resolução do déficit visto na atualidade. Diante disso, destaca-se a série “Demolidor”, na qual em um dos seus episódios aborda a temática ao retratar o caso de uma senhora prestes a ser despejada quando seu prédio é comprado por uma empresa privada. Nesse sentido, nota-se que o caso citado afeta diretamente a população carente devido a valorização da região e o aumento do custo de aluguel, fazendo com que empresas se interessem pela compra. Em síntese, é necessário providências para minimizar o impacto da especulação imobiliária.
Ademais, outro fator a ser destacado é a falta de políticas públicas que devem ser cumpridas para estar de acordo com a Emenda Constitucional. Desse modo, segundo o filósofo, Thomas Hobbes, o qual se refere ao estado como sendo responsável em garantir o bem-estar da sociedade, reflete que é preciso colocar em práticas as leis e diretrizes que foram criadas em prol da população. Sob esse viés, não garantir uma moradia digna para as pessoas provocará uma baixa qualidade de vida. Por conseguinte, é fundamental que o Estado coloque em prática suas próprias normas jurídicas para evitar um crescimento do déficit.
Portanto, em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Estado assegurar os direitos públicos - moradia, saúde, segurança e educação - aos cidadãos, como também a melhoria de seus programas habitacionais e a criação de novos lares. Isto é, por meio de investimentos que possam beneficiar ainda mais as pessoas dependentes desses programas e a utilização de imóveis não habitados para a construção de novas residências, visto que esses imóveis estão, em sua maioria, localizados em boas regiões, evitando as zonas de riscos a fim de estabelecer uma sociedade sem moradias precárias ou indivíduos sem lares. Dessa forma, o déficit habitacional não será mais um problema no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada