Nesta linha de raciocínio, é primordial destacar a carência de investimento do Governo Federal neste âmbito prejudicial, logo, faltando a devida remuneração e atenção, este quadro tende a piorar. A problemática do desabrigo foi, e ainda é, até a atualidade, um tema retratado no universo cinematográfico, em busca de visibilidade e solução, como na série de televisão "El Chavo", de origem mexicana, onde o personagem vive em uma vila, porém, mora dentro de um barril. Os moradores dessa vila ignoram a situação inapropriada em que o garoto vive, da mesma forma que o Governo negligencia os desabrigados brasileiros.
Além disso, é importante acrescentar os recorrentes casos de apropriação de terrenos inabitáveis e a aceitação de moradia precária. Com o crescimento populacional, a dificuldade em encontrar residências em condições que respeitam os direitos humanos dos inquilinos tornou-se um problema contínuo. Com isso, ocorre, por exemplo, as construções de casas acima de canais ou em áreas com alto índice de deslizamento de barreiras; ou até mesmo a passividade em conviver em grandes grupos, mas em pequenos espaços. A situação em que vive o personagem Sumo, da série animada "Clarêncio, o Otimista", ilustra, de forma fantasiosa e ficcionista, este segundo quadro que é a árdua realidade de déficit habitacional no contexto do Brasil.
Portanto, medidas devem ser tomadas com a intenção de finalizar este quadro nocivo à sociedade brasileira. No entanto, é necessário que o Governo Federal promova a ampliação de projetos socialmente econômicos por meio da liberação de verbas para ONG's que agem nesta área, visando abrigar estes indivíduos que vive em plena vulnerabilidade, para que lhes seja garantido a qualidade de vida e que haja uma redução na marginalização que exclui estes seres de seu direito de possuírem uma moradia adequada, cumprindo então, o Artigo 4° da Constituição Federal de 1988
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada