Avatar do usuário
Por Flicker2307
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120809
Na obra “O cortiço”, do autor Aluísio Azevedo, é evidenciado as condições precárias de moradia dos que vivem na habitação coletiva e seus reflexos na realidade dos personagens. Fora da ficção, a situação presente na trama publicada no século XIX é presente na sociedade brasileira, devido a aspectos como a negligência estatal e a hierarquização econômica. Dessa maneira, há obstáculos para o fim da deficiência de construções decentes em território brasileiro, sendo fulcral a reflexão a respeito do assunto.

Sob esse viés, é relevante ressaltar que o descuido do Estado em garantir habitação adequada a todo cidadão leva a persistir esse cenário. De acordo com o 6º artigo da Constituição Federal de 1988, toda pessoa tem direito de acesso à moradia. Nessa perspectiva, porém, é notado que o governo ignora e não cumpre com o seu dever em assegurar moradias adequadas a todos, acarretando em uma parcela da população sobrevivendo em casas improvisadas nas favelas, sem água encanada, rede de esgoto ou até mesmo energia.

Ademais, a escassez de acesso a lares estáveis, por parte dos cidadãos, devido a desigualdade social é responsável por ainda existir déficit de moradias no contexto nacional. Segundo a Lei Áurea estabelecida pela princesa Isabel no fim da escravidão, em 1888, todos os escravos estavam libertos, no entanto, não houve nenhum tipo de indenização que conferisse moradia, o que os levou a se estabelecer em construções instáveis. Sob essa ótica, é observado que traços da má distribuição de recursos entre a população desde séculos passados somado ao elevado preço de imóveis e aluguéis contribuem para a continuidade da insegurança habitacional.

Portanto, diante do exposto, atitudes devem ser tomadas para sanar o descaso que a falta de habitação causa. A fim de que todos tenham acesso a moradia digna, é dever do Ministério das Cidades, por intermédio de verbas orçamentárias, divulgar mais amplamente e diminuir as barreiras burocráticas dos programas sociais como o “Minha Casa, Minha Vida” para tornar cada vez mais acessível obter o próprio lar, assim como garantir meios para se ter a quitação dos financiamentos oferecidos através da oferta de empregos. Dessa forma, haverá a ruptura da realidade vivida em “O cortiço”.

Assinado por Flicker2307
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O problema do déficit habitacional no Brasil
por duda177    - In: Outros temas
0 Respostas 
105 Exibições
por duda177
0 Respostas 
121 Exibições
por Raquelrb
8 Respostas 
316 Exibições
por elizasolanum
4 Respostas 
270 Exibições
por LuizGustavo7
1 Respostas 
283 Exibições
por analu2006
0 Respostas 
71 Exibições
por flowermaia
Déficit habitacional no contexto do Brasil
por Kethyllyn    - In: Outros temas
5 Respostas 
233 Exibições
por Kethyllyn
0 Respostas 
93 Exibições
por aninha1405
0 Respostas 
77 Exibições
por anaclaram10
0 Respostas 
68 Exibições
por Thalya17

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM