Segundo o filósofo Thomas Hobbes em que diz "o homem é o lobo do homem", entende-se que o ser humano e seus feitos podem destruir o próprio ser humano. O cenário é identificável no Brasil, como no desastre em Mariana, por negligência administrativa sobre o suporte e segurança na contenção de rejeitos. O descaso ocasionou em milhares de mortos e desabrigados, ainda, causando uma pegada de destruição ambiental, acabando com a biodiversidade local e poluindo rios e no mar onde deságuam.
Ainda, a natureza sofreu após o bombardeio em Hiroshima e Nagasaki, deixando um ambiente exposto à radiação. Houveram ainda mutações, destruição e mortes da fauna e flora local, sendo assim um grande preço que a natureza teve de pagar pelo desenvolvimento de potências políticas da época. Como citou Immanuel Kant, "o homem é aquilo que a educação faz dele", a sociedade brasileira precisa entender os acontecimentos, supracitados e outros mais, e usar como exemplos a não serem seguidos e usufruir dos ensinamentos do passado para os futuros representantes do mundo. Estes aprendendo a construir e executar um desenvolvimento saudável e sustentável.
Sendo assim, analisando as ações de pessoas que cometeram erros em busca do próprio desenvolvimento, empresarial ou nacional, é possível aprender com o passado e ensinar o desenvolvimento sustentável e eficiente. Transformando o mesmo em um de seus pilares para o avanço, mantendo assim a relação ser humano, progresso e natureza em harmonia.
— C. S. Lewis
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.