Primeiramente, é necessário destacar que o egoísmo humano em só pensar no seu desenvolvimento e ignorar os danos que podem causar, prejudica muito o meio ambiente. Nesse sentido, as bombas de Hiroshima e Nagasaki são exemplo disso, devido às disputas entre nações, os Estados Unidos lançaram duas bombas no Japão, devastando não só população como também o ecossistema natural. Dessa forma, com a persistência do pensamento individual enraizado nas pessoas, a sustentabilidade ambiental será erradicada. Diante disso, é imprescindível conscientizar a população para criar uma sociedade mais altruísta.
Ademais, a omissão estatal permite a permanência ou até mesmo a intensificação da problemática. Segundo Gilberto Dimenstein, em sua obra “cidadão de papel”, a legislação brasileira é ineficaz, visto que embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para aplicação do artigo 225.° mencionado. Isso é perceptível pela falta de ações protecionistas para preservar o meio ambiente sem que o desenvolvimento humano interfira. Nesse viés, é evidente tomar providências para a concretização dessas políticas públicas.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para amenizar o quadro atual. A fim de oferecer mais proteção ao ecossistema natural, urge que o Ministério Público, cujo dever é garantir a ordem jurídica e a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, cobre do Estado o cumprimento das políticas públicas já existentes. Para isso, deve-se incluir parcerias com plataformas midiáticas, nas quais propagandas de apelo emocional, mediante depoimentos de pessoas que sofreram com desastres ambientais e imagens dos danos causados deverão conscientizar as pessoas acerca deste assunto. Somente assim será possibilitado a conciliação entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento humano.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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