Durantes as grandes navegações, o homem, sobretudo de descendência europeia, teve conhecimento dos outros continentes e daquilo que estes detinham. As riquezas naturais, até então protegidas e usufruídas com respeito e segurança pelos povos originários locais, foram retiradas em meio à ameaças, guerras e genocídios. Desde então, a história e beleza natural têm dado lugar aos grandes prédios e ruas asfaltadas gerando desequilíbrio através das enchentes, secas, altas temperaturas, poluição nos rios e no ar. Como consequência disso, o próprio ser humano é prejudicado, seja com problemas de saúde, perda de bens materiais e até mesmo de familiares.
Além disso, o próprio ecossistema sofre com a insensatez humana uma vez que a instabilidade da fauna e flora gera desproporções na cadeia alimentar, desaparecimento de espécies, ressurgimento de patogenicidades que antes estavam controladas. Na animação “Bee Movie”, produzido pela DreamWorks, é possível observar que, em um pequeno ato da não polinização das abelhas, a cidade se torna sem vida e sem cor. Fora da ficção a ação humana em interromper parâmetros e ações já bem definidos e estruturados na natureza, ocasione uma desarmonia prejudicial para ambas as partes. Exemplo disso são as ruas asfaltadas que em dias chuvosos não oferecem escoamento adequado como as árvores disponibilizam, acarretando assim, enchentes, surgimento de patógenos, problemas ao solo, etc.
Diante do que foi exposto, é emergente a tomada de medidas que diminuam os desastres naturais a começar com a extinção da agressividade do homem ao meio ambiente. Sendo assim, cabe ao Ministério do meio ambiente em colaboração ao ministério da Cidadania, a criação de projetos direcionados às grandes empresas extrativistas e de ação urbana para a diminuição de uso desigual dos recursos naturais, fazendo uso de medidas que transformem os métodos em ações sustentáveis. Com isso, o equilíbrio será restaurado e a humanidade passará a viver em harmonia com o ecossistema local, como faziam os povos originários.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada