Em primeiro plano, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o uso irresponsável dos recursos naturais. Sobre a perspectiva do filósofo Hans Jonas, a responsabilidade do homem em relação á natureza é sempre ilimitada. Ou seja, nunca deve cessar, entretanto, isso não ocorre. Nesse sentido, por causa da baixa operação das autoridades, os cidadãos continuam prejudicando as nossas florestas. Desse modo, faz-se urgente essa reformulação.
De outra parte, a mudança no clime também pode ser apontado como promotor do problema, a temperatura média do planeta subiu 1,1 graus desde a segunda metade do século 19, e de acordo com a ONU deve alcançar 1,5 graus de aquecimento nas próximas duas décadas. Partindo desse pressuposto, percebe-se que a mudança no clima pode gerar mudanças negativas como a liberação de dióxido de carbono, e, mudanças na fotossíntese, na Amazônia e Pantanal.
Urge, portanto, que é essencial a solução estatal e social para que tais obstáculos sejam superados. Assim, o Tribunal de Contas da União, deve direcionar capital que, por intermédio do Governo Federal, será revertido em políticas de preservação e fiscalização para controlar o desmatamento e acabar com as queimadas na Amazônia e Pantanal, com o objetivo de melhorar essa problemática os seres humanos também poderão contribuir economizando água e não jogando lixo nas ruas para assim ajudar a preservar nossas florestas, e nossos recursos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.