Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#47402
A Constituição Federal de 1988, prevê a qualquer cidadão o direito de ir e vir. No entanto, a precária mobilidade urbana no Brasil tem se tornado um grande problema para a população. Diante disso, não há o cumprimento da tese constitucional, tendo em vista a concentração de tráfico em diversas cidades e os problemas no transporte público.
A princípio, entende-se que o trânsito em grandes e até mesmo nas pequenas cidades, atrapalha o fluxo urbano. Essa questão é ligada a pouca quantidade de vias que promovem o acesso aos grandes centros. Dessa forma, ocorre a concentração de tráfego em alguns locais das cidades, comprometendo assim, toda mobilidade dessas áreas.
Outrossim, não menos importante, ressalta-se a baixa qualidade do transporte público brasileiro. Segundo filósofo Hegel, é dever do Estado proteger seus filhos. Nessa perspectiva, a ação das autoridades deve trazer soluções às necessidades da população quanto aos meios de transporte, que apresentam inconsistência nos horários, superlotações e pouca variedade de opções.
Nesse contexto, a precária mobilidade urbana no Brasil deve ser contida através da aplicação de medidas pelo Poder Público. Portanto, cabe aos governos estaduais solicitarem a estruturação de um plano de mobilidade urbana a cada município. Além disso, é preciso que o Governo Federal apresente um projeto de lei que regularize os transportes alternativos e motoristas de aplicativos. Com essas medidas, a concentração de tráfego será combatida e a população poderá usufruir de diversos meios de locomoção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#47553
CORREÇÃO (X)

A Constituição Federal de 1988,(1) prevê a qualquer cidadão o direito de ir e vir. No entanto, a precária mobilidade urbana no Brasil tem se tornado um grande problema para a população. Diante disso, não há o cumprimento da tese constitucional, tendo em vista a concentração de tráfico em diversas cidades e os problemas no transporte público.
A princípio, entende-se que o trânsito em grandes e até mesmo nas pequenas cidades, atrapalham o fluxo urbano. Essa questão é ligada a pouca quantidade de vias que promovem o acesso aos grandes centros. Dessa forma, ocorre a concentração de tráfego em alguns locais das cidades, comprometendo assim, toda mobilidade dessas áreas.
Outrossim, não menos importante, ressalta-se a baixa qualidade do transporte público brasileiro.(3) Segundo o filósofo Hegel, é dever do Estado proteger seus filhos. Nessa perspectiva, a ação das autoridades devem trazer soluções às necessidades da população quanto aos meios de transporte, que apresentam inconsistência nos horários, superlotações e pouca variedade de opções.
Nesse contexto, a precária mobilidade urbana no Brasil deve ser contida através da aplicação de medidas pelo Poder Público. Portanto, cabe aos governos estaduais solicitarem a estruturação de um plano de mobilidade urbana a cada município(4). Além disso, é preciso que o Governo Federal apresente um projeto de lei que regularize os transportes alternativos e motoristas de aplicativos. Com essas medidas, a concentração de tráfego será combatida e a população poderá usufruir de diversos meios de locomoção.

Observações:
(1)-Essa vírgula está separando o sujeito do verbo. Isso não pode ocorrer.
(2)-O primeiro desenvolvimento ficaria melhor se houvesse algum repertório. A sua argumentação poderia ser melhor trabalhada também.
(3)-Faltou o conectivo aqui. Perceba que você só "joga" essa parte do texto, sem relacionar ele com o falado anteriormente.
(4)-Isso não é uma proposta de intervenção.
(5)-Faltou vários dos elementos da proposta de intervenção.

Recomendo que por agora estude como fazer uma proposta de intervenção, pois existe uma competência exclusiva para ela e é bastante fácil de fazer uma. São praticamente 200 pontos fácil. Então se atente bastante a ela.
Deixo alguns links abaixo:
https://www.youtube.com/playlist?list=P ... e5Q1GIzpeL
https://guiadoestudante.abril.com.br/bl ... 0proposta.
A busca pela aparência perfeita

A busca descontrolada pela aparência perfeit[…]

Cogita-se que mesmo com a implantaçõ[…]

Promulgado pela constituição de 1988[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM