Avatar do usuário
Por Gabis683
Quantidade de postagens
#119563
Desde os incentivos à expansão da política rodoviarista no governo de JK, alicerçados, sobretudo, no estímulo à chegada da indústria automobilística no Brasil, assistimos a uma hipervalorização do carro, que não é apenas símbolo da ideologia do capitalismo, mas a causa do principal problema de mobilidade urbana enfrentado atualmente, visto que o excesso de veículos – comumente transportando somente um único passageiro – impede o fácil deslocamento dos indivíduos. Somado a isso, temos o descrédito financeiro em relação ao transporte público, cujos investimentos são insuficientes, e a precarização das estruturas de locomoção a pé.
Em primeira instância, é importante deixar claro que o carro não corresponde ao perfil da população hodierna, haja que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), é composta, principalmente, por pedestres, dos quais uma expressiva parcela não possui poder aquisitivo para se valer de outros modais. Não podemos ignorar também o crescente número de adeptos ao ciclismo que, embora façam circular 70 milhões de bicicletas pelo país, não veem os reflexos da sua presença na infraestrutura urbana. A malha cicloviária, segundo dados da Aliança Bike, corresponde a 5.66%, isto é, 4.279,70km da malha rodoviária, de 75.553,00km.
Nesse contexto, o carro torna-se a maior contradição da mobilidade urbana e, ao mesmo tempo, o único capaz de proporcionar segurança e conforto. Logo, não é incomum observar cidadãos se endividando, a fim de obter um transporte individual. De acordo com a Secretaria de Trânsito do Ministério de Infraestrutura, quase 60 milhões de automóveis estão registrados no país, mas, na realidade, a frota total ultrapassa os 100 milhões. Presos ao trânsito caótico gerado por tais números, os motoristas gastam, em média, 2 horas de seu dia para ir ao trabalho, escola, faculdade; na contramão em relação ao objetivo inicial de melhoria na qualidade de vida.
Depreende-se, portanto, a necessidade do Governo Federal de destinar mais verbas à manutenção e aprimoramento dos veículos de transporte público, como ônibus e metrô, e ampliar a malha metroviária e cicloviária visando evitar a superlotação e promover uma maior integração. Além disso, a mídia, em parceria com o Ministério de Transporte, elaboraria campanhas de incentivo ao uso de bicicletas e à prática da chamada Carona Solidária, modais sustentáveis que irão diminuir o congestionamento e desencorajar a compra de mais carros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
84 Exibições
por mar1aizabel4
A questão da mobilidade urbana no Brasil
por Alexiad    - In: Outros temas
0 Respostas 
68 Exibições
por Alexiad
2 Respostas 
381 Exibições
por Askimwz
0 Respostas 
90 Exibições
por gabsz
0 Respostas 
137 Exibições
por rafinha24
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por AnnaLeia    - In: Outros temas
0 Respostas 
120 Exibições
por AnnaLeia
0 Respostas 
100 Exibições
por Marcellyleal
0 Respostas 
68 Exibições
por Izabelly123
0 Respostas 
104 Exibições
por Izabelly123
0 Respostas 
143 Exibições
por mafewmelo

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM