Sobre essa perspectiva, pode-se notar que a principal razão para o bullying nas escolas ainda existir, é por conta da negligência do Estado em combatê-lo. Thomas Hobbes, filósofo e político iluminista, defenderá a ideia de "Contrato Social", em que o Estado possui como dever a proteção da nação, em troca de parte da liberdade da mesma. Contudo observa-se que o Estado falha ao não conseguir proteger os estudantes de escolas públicas e privadas do bullying, um problema que pode acarretar muitas vezes em traumas e doenças pscológicas como ansiedade e depressão, por conta das agressões e ofensas vividas pela vítimas.
Em segundo lugar, cabe citar como causador desse problema a ignorância da população sobre esse tema. Isso verifica-se quando a maioria dos jovens não contam a outras pessoas que eles sofrem bullying, ou até mesmo quando essas pessoas não levam seu depoimento a sério, e acabam ignorando-os. Ambos os casos citados poderiam ser evitados caso a população tivesse uma real noção do quão nociva essa prática é para suas vítimas, assim levando a palavra "bullying" muito mais á sério.
Em suma, a pertinência da prática de bullying nas escolas brasileiras ocorre por conta da negligência e ignorância sobre o assunto, tanto por parte da população quanto por parte do Estado. Portanto, cabe ao Governo Federal, por meio de uma reforma na grade de ensino, incluir aulas e mais palestras sobre a prática do bullying, assim conscientizando a população brasileira sobre seus efeitos e como combatê-lo, e também incentivando a denúncia dessa prática, para que então os direitos à segurança e educação assegurados na Constituição sejam plenamente exercídos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada