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Por Alexiad
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A princípio, com a chegada da industrialização no século XVIII, vieram os transportes para a locomoção, trazendo flexibilidade e melhoria de vida da população. Atualmente, a qualidade da mobilidade urbana no Brasil vêm decaindo com o passar do tempo, visto que, a precariedade nos transportes públicos e a falta de pavimentação afeta a vida dos brasileiros.
Dessa forma, a precariedade nos transportes públicos aflige a vida dos cidadãos negativamente. Indo ao oposto do bem comum, citado por Platão na filosofia, onde a sociedade tem que progredir para que todos alcancem as melhores condições de vida. Assim, a escassez de meio locomotivo, como o ônibus, pelo qual a maioria da população utiliza, acaba causando transtornos, como a superlotação em terminais e no próprio ônibus, atrasando a vida da grande parte da sociedade.
Além disso, existe uma ligação direta entre o deslocamento e a falta de pavimentação. No meio urbano, é excepcional haver um tráfego de transportes locomotivo com qualidade para ter fluidez no trajeto. Entretanto, não é o que se passa na população, pelo contrário, a situação do trânsito brasileiro está precária, ruas esburacadas, sem asfaltamento, sinalização, etc.
Portanto, é de suma importância que o Estado tome providências para solucionar a situação. Para a melhoria da mobilidade urbana, se faz necessário que o Ministério do Transporte juntamente com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) promova, por meio de verbas governamentais, aumento da frota de ônibus, melhorias nas estradas, fazendo com que diminua o congestionamento, causando de forma positiva a circulação da comunidade. Somente assim, será possível proporcionar a felicidade e alcançar o bem comum, com isso, se terá um país melhor para se viver.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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