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Por mar1aizabel4
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De acordo com o Art. 6 da Constituição Federal de 1988 , o transporte é um direito social , ou seja , possibilita que os cidadãos tenham uma vida digna .Infelizmente , nem toda a sociedade brasileira desfruta de seu direito e isso é um grande problema que tem origem na história brasileira e gera a degradação da qualidade de vida .Portanto , é essencial que haja o debate sobre o dilema para , assim , ser solucionado .
Primeiramente , é preciso observar que durante o desenvolvimento do Brasil ocorrências , como êxodo rural , que é a saída de indivíduos do campo para as cidades , contribuíram para a urbanização do país que ocorreu de forma rápida e desorganizada que culminou no crescimento atropelado das cidades .Isto gera a má mobilidade urbana presente , principalmente , em grandes centros urbanos .
Em razão disto , os indivíduos têm sua qualidade de vida degradada , já que o dilema pode trazer problemas de saúde . Diante disso , a baixa qualidade do transporte urbano tem consequências graves , como efeitos negativos à saúde física e mental .
Deste modo , ao esperarem muito tempo por modais os indivíduos acabam ficando expostos à situações estressantes que podem gerar doenças cardiovasculares e quadros de esgotamento mental que desencadeiam patologias psíquicas .Além disso , ficam mais vulneráveis à poluição ambiental , como ao inalar a fumaça de indústrias e veículos podendo desenvolver doenças respiratórias .Dessa forma , a mobilidade urbana se torna um inimigo para os cidadãos .
Destarte , é crucial que o Ministério dos Transportes construa e fiscalize ciclovias e ciclofaixas por meio das Secretarias Municipais de Transporte a fim de que os brasileiros possam usar bicicletas como modais e perca menos tempo esperando , ademais , é necessário que as prefeituras , órgãos responsáveis pela elaboração do Plano Diretor , redefinam as regras para o desenvolvimento urbano por meio da reformulação do Plano Diretor a fim de que os centros urbanos não cresçam desorganizados como no passado brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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