Em relação a essa última questão levantada, ainda há muita poluição oriunda de resíduos gerados pelas populações, o que agrava o problema. Isso fica evidente com uma pesquisa divulgada pela revista Exame, na qual retrata os aterros sanitários ou o meio ambiente sendo a destinação de quase 80% do plástico produzido pelo ser humano de 1950 até 2015. Tal observação demonstra a necessidade de melhorar a destinação dos resíduos, para impedir essa poluição.
Além disso, há uma punição em desacordo com as consequências de degradações. De acordo com a legislação brasileira ambiental, é previsto detenção de até aproximadamente quatro anos para quem destruir boa parte da flora, mas esse tempo detido é menor que a capacidade de alguns locais recuperarem. Na reportagem da BBC (um jornal britânico) sobre as queimadas na Amazônia em 2019, uma pesquisadora de Oxford aponta que as novas árvores demoram décadas ou mais para ficarem iguais as anteriores. Essa irresponsabilidade é uma negligência do Estado em relação a diminuição e prevenção de degradações ambientais.
Portanto, os desafios descritos precisam de soluções. Uma delas é o Poder legislativo revisar as leis ambientais, por meio da busca por punições mais rigorosas que estejam em concordância com as consequências dos atos ilícitos, a fim de diminuir a degradação e poluições. Essa ação deve permitir a recuperação adequada do meio ambiente afetado. Outra medida é a população buscar a coleta seletiva. Dessa forma será possível ter bons habitats em todo o planeta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.