A princípio, a incúria no saneamento básico, na época atual, salienta o debate acerca das suas implicações ao bem-estar da população global. Nessa perspectiva, vale abordar a obra "Vidas Secas", do romancista brasileiro Graciliano Ramos, no qual denota o sofrimento de uma família nordestina que, para sobreviver, foge da seca, visando obter um direito universal inquestionável: a água. Assim, é absurdo que ao negligenciar essa demanda e favorecer o desabastecimento de tal recurso, o Estado compromete, infelizmente, a saúde dos cidadãos.
Além disso, nota-se que tal negligência leva-os ao consumo imoderado desse bem comum, em consequência da falta de informação — evidenciando a influência dessas práticas históricas de desperdício. Dessa maneira, é nítido como a estrutura social promove padrões de comportamento ao sujeito. Com isso, é lamentável que ao comportar-se irresponsavelmente, o cidadão, compromete a sua subsistência ao desperdiçar esse solvente universal.
Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação da crise hídrica para amenizar seus impactos na vida dos habitantes da terra. Portanto, cabe à Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA) — responsável pela implementação da política NacionaL de Recursos Hídricos — junto a Secretaria Nacional de Saneamento ampliarem as Estaçãoes de Tratamento de Esgoto (ETE), em pontos estratégicos, que visem drenar os rios poluídos, mediante o uso de equipamentos que purifiquem a água, a fim de assegurar o seu abastecimento. Outrossim, cabe, também, ao Ministério da Educação (MEC) viabilizar o investimento em educação a respeito da importância do racionamento e do uso consciente da água, para construir uma visão crítica a respeito do tema e suprimir esse comportamento histórico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.