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Por AnnaJuliaJu
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#47625
Na biologia, o habitat é o local onde determinada espécie vive, e quando esse ambiente muda drasticamente será impossibilitada a sobrevivência desses seres vivos. Tal previsão é comparável com a situação atual do planeta, o qual se encontra muito prejudicado com as degradações. Então, é necessária a recuperação ambiental da Terra, sendo preciso ações que a viabilizem. Porém, existem desafios como as punições “leves” e a má destinação de resíduos.

Em relação a essa última questão levantada, ainda há muita poluição oriunda de resíduos gerados pelas populações, o que agrava o problema. Isso fica evidente com uma pesquisa divulgada pela revista Exame, na qual retrata os aterros sanitários ou o meio ambiente sendo a destinação de quase 80% do plástico produzido pelo ser humano de 1950 até 2015. Tal observação demonstra a necessidade de melhorar a destinação dos resíduos, para impedir essa poluição.

Além disso, há uma punição em desacordo com as consequências de degradações. De acordo com a legislação brasileira ambiental, é previsto detenção de até aproximadamente quatro anos para quem destruir boa parte da flora, mas esse tempo detido é menor que a capacidade de alguns locais recuperarem. Na reportagem da BBC (um jornal britânico) sobre as queimadas na Amazônia em 2019, uma pesquisadora de Oxford aponta que as novas árvores demoram décadas ou mais para ficarem iguais as anteriores. Essa irresponsabilidade é uma negligência do Estado em relação a diminuição e prevenção de degradações ambientais.

Portanto, os desafios descritos precisam de soluções. Uma delas é o Poder legislativo revisar as leis ambientais, por meio da busca por punições mais rigorosas que estejam em concordância com as consequências dos atos ilícitos, a fim de diminuir a degradação e poluições. Essa ação deve permitir a recuperação adequada do meio ambiente afetado. Outra medida é a população buscar a coleta seletiva. Dessa forma será possível ter bons habitats em todo o planeta.

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por AnnaJuliaJu
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#47645
@Celiocastr, me explica quais são os erros que você encontrou, por favor!!!

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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Por LucasKOT
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#47660
Não sou um bom corretor, então vou tentar sugerir alguns pontos que poderia melhorar.
"...Porém, existem desafios como as punições “leves” e a má destinação de resíduos.", empregar as punições leves como um dos desafios e um pouco estranho; supondo, que as punições fossem mais graves, ainda não inibiria o ato. Então permaneceria como desafio, logo, tem que apresentar uma causa mais concreta, como o próprio desmatamento/queimada. "Na biologia, o habitat é o local onde determinada espécie vive, e quando esse ambiente muda drasticamente será impossibilitada a sobrevivência desses seres vivos." Nada a corrigir, só um apêndice ( crença em vigor por várias entidades governamentais, observando suas ações, são adeptos do "new lamarckismo"; agindo em desacordo com o senso comum, na plenitude do século 21, revigorando ideias aparentemente contestadas).
O desenvolvimento apresentou somente a causa, faltou a consequência, teve uma breve citação na introdução. Acredito que seria interessante expor quais prejuízos essas atividades têm em relação ao ambiente, lendo a redação não da para mensurar o quão agressivo são estas praticas. Na "má destinação de resíduos" não demonstrar o porquê o plástico não deve ser jogado em qualquer lugar, o efeito gerado, o por quê de a queima dele não ser uma solução. Uma menção a lixos tóxicos também seria interessante.
A solução, não adianta somente deixar as punições mais rigorosas, aumentar o patrulhamento e nas margens destas áreas construir alguns centros táticos de controle, se o problema for falta de pessoas, temos um exército que está há tempos se preparando para uma guerra...continuando, sugerir um processo de reciclagem dos resíduos. Apresentar a relação de causa e efeito, acredito que melhoraria a redação.
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Por jheromagnoli
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#47667
Na biologia, o habitat é o local onde em que determinada espécie vive, e quando esse ambiente muda se transforma drasticamente será torna-se impossibilitada a sobrevivência desses seres vivos. [faltou conectivo] Tal previsão é comparável com a situação atual do planeta, o qual se encontra muito prejudicado com as degradações. Então, é necessária a recuperação ambiental da Terra, sendo preciso essenciais ações que a viabilizem. Porém, existem desafios, como as punições “leves” e a má destinação de resíduos.
* Achei que generalizou a problematização, poderia trazer um exemplo de degradação, de ações
* Procure fugir do vício de linguagem, traga palavras mais formais


[faltou conectivo] [deveria ter citado o argumento aqui > Em relação a essa última questão levantada, ainda há muita poluição oriunda de resíduos gerados pelas populações, o que agrava o problema. [faltou conectivo] Isso fica evidente com uma pesquisa divulgada pela revista Exame, na qual retrata os aterros sanitários ou o meio ambiente sendo a destinação de quase 80% do plástico produzido pelo ser humano de 1950 até 2015. Tal observação demonstra a necessidade de melhorar a destinação dos resíduos, para impedir essa poluição.
* Faltou argumentação depois do repertório

Além disso, há uma punição em desacordo com as consequências de degradações. De acordo com a legislação brasileira ambiental, é previsto detenção de até aproximadamente quatro anos para quem destruir boa parte da flora, mas esse tempo detido é menor que a capacidade de alguns locais recuperarem. [faltou conectivo] Na reportagem da BBC (um jornal britânico) sobre as queimadas na Amazônia em 2019, uma pesquisadora de Oxford aponta que as novas árvores demoram décadas ou mais para ficarem iguais as anteriores. [faltou conectivo] Essa irresponsabilidade é uma negligência do Estado em relação à [crase] diminuição e prevenção de degradações ambientais.
* Muito repertório e pouca argumentação

Portanto, os desafios descritos precisam de soluções. [faltou conectivo] Uma delas é o Poder legislativo revisar as leis ambientais, por meio da busca por punições mais rigorosas que estejam em concordância com as consequências dos atos ilícitos, a fim de diminuir a degradação e poluições.[faltou conectivo] Essa ação deve permitir a recuperação adequada do meio ambiente afetado. [faltou conectivo] Outra medida, [vírgula] é a população buscar a coleta seletiva. Dessa forma, [vírgula] será possível ter bons habitats em todo o planeta.
* Acredito que a intervenção está completa

Espero ter ajudado! ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por NLevi
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#47670
Bom, acho que na introdução você generalizou . Poderia ter dado um exemplo, dessas degradações. (Como já falaram aqui)
Faltou conectivo no D1, ( o que faz você perder pontos na C4)
Exemplo: Nesse contexto, nesse sentido, sob esse viés.

(Contectivo aqui, como por exemplo, sob esse viés). Em relação a essa última questão levantada, ainda há muita poluição oriunda de resíduos gerados pelas populações, o que agrava o problema. Isso fica evidente com uma pesquisa divulgada pela revista Exame, na qual retrata os aterros sanitários ou o meio ambiente sendo a destinação de quase 80% do plástico produzido pelo ser humano de 1950 até 2015. Tal observação demonstra a necessidade de melhorar a destinação dos resíduos, para impedir essa poluição.
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Por AnnaJuliaJu
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#47684
@jherodrigues, em "Outra medida é a população buscar a coleta seletiva", o sujeito da frase é "Outra medida", então ele não pode ficar separado do verbo, não?
(Eu tava sem espaço para melhorar essa frase :lol: )
Aliás muito obrigada!!! :D

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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Por AnnaJuliaJu
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#47692
@NLevi, na competência 1 você colocou 120, mas essa pontuação é para um texto com uma boa quantidade de desvios ou erros de estrutura. Pelo menos com o que a @jherodrigues trouxe, foram só algumas vírgulas e a crase, além de sugerir uma melhor escolha de palavras, mas não chegam a ser tantos erros assim. Também não entendi o motivo de descontar na proposta de intervenção... Talvez, sim, eu não tenha exposto mais argumentos em relação a necessidade de punições mais graves, mas não sou obrigada a trazer causa e consequência como @LucasKOT falou porque isso não pode descontar na pontuação. Cada pessoa escolhe a melhor forma que consegue desenvolver e as questões que eu trouxe não são idênticas. Mas a proposta age de modo indireto na prevenção da degradação, eu não consegui desenvolver isso anteriormente, então, até posso concordar que a finalidade está superficial, mas o resto não concordo, porque está dentro do que eu disse. E caso seja a questão de que punições "leves" não é realmente um problema, eu coloco claramente "há uma punição em desacordo com as consequências de degradações" o que insinua uma injustiça. Também, poderia ficar falando de como as leis mantêm a ordem e colocar como uma punição mais rigorosa demonstra a gravidade de um problema, em que, se há uma consequência pior, as pessoas buscam não cometer esses erros. Mas, enfim, não dá para falar de tudo na redação.

A parte da argumentação realmente preciso melhorar muito, vlw! :) Gente, muito obrigada!!!

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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Por NLevi
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#47900
@AnnaJuliaJu

Verdade, equivoquei-me na C1 e C5. Arrumei. Perdão por isso
Só está faltando detalhamento na conclusão.
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