Inicialmente, torna-se válido retomar o aspecto supracitado quanto à necessidade da empatia humana nas ações que afetam diretamente a sobrevivência da espécie e a salvação do planeta. No entanto, o desmatamento influenciado pela sociedade de consumo é caracterizado como uma problemática que carece dessa sensibilidade em questão. Segundo Jean Baudrillard, a sociedade de consumo é designada pelo alto desenvolvimento industrial capitalista, que possui como efeito, o super consumismo ao meio ambiental — extorquindo e exterminando para suprir a demanda do materialismo. Dessa forma, a exemplo da questão posta por Baudrillard, tem-se atualmente em pauta pelo agronegócio, a proposta do aumento das áreas de cultivo para produção de alimentos, a fim de, supostamente, solucionar a insegurança alimentar, que segundo a ONU, acomete 61,3 milhões de pessoas. Não obstante, tal ação não visa destinar essa alimentação a mesa dos brasileiros, e sim, expandir a exportação alimentícia, e com isso, conseguir a ampliação do agronegócio, ou seja, é uma propositura dotada de egoísmo e de uma perversidade intrínseca que visa o lucro de uma pequena parcela de pessoas.
Ademais, torna-se essencial citar o acúmulo descomunal de resíduos como uma das principais causas capazes de corroborar para a não sobrevivência da espécie humana. No documentário "Oceanos de Plástico", é posto em evidência a poluição dos oceanos por plásticos, mas sobretudo, é apontado como a disposição inadequada dos resíduos em geral, conferem um impacto negativo para as pessoas, gerando efeitos prejudiciais à saúde pública, como as possíveis transmissões de doenças infecciosas. Além disso, o acúmulo de resíduos também faz-se capaz de provocar enchentes através dos bloqueios do escoamento da chuva pelas redes de drenagem, assim, juntamente a outros fatores, resultando na morte dos cidadãos.
Portanto, é preciso tomar atitudes para que o fim da espécie humana não seja uma realidade. Para isso, com o intuito de combater o desmatamento e o acúmulo de resíduos, o Ministério do Meio Ambiente deveria acionar a promotoria pública, a fim de fiscalizar os infratores e puni-los, assim, garantindo os direitos da população, conforme é assegurado na Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.