Avatar do usuário
Por VitorRamon
Quantidade de postagens
#127730
Outrora, na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, a Revolução Industrial favoreceu o crescimento de atividades poluidoras, nas quais culminaram na degradação da qualidade da água. Nessa conjuntura, sem desconsiderar o lapso temporal, hoje, nota-se que, apesar dos ganhos sociais e legais no combate ao desperdício da água, ainda é nítido a necessidade de reduzir os impactos da crise hídrica na vida da população, no cenário global. Dessa forma, fatores como a carência de tratamento de esgoto em consonância com o desperdício de água pela população não podem ser desprezados e, portanto, devem ser enfrentados.
A princípio, a incúria no saneamento básico, na época atual, salienta o debate acerca das suas implicações ao bem-estar da população global. Nessa perspectiva, vale abordar a obra "Vidas Secas", do romancista brasileiro Graciliano Ramos, no qual denota o sofrimento de uma família nordestina que, para sobreviver, foge da seca, visando obter um direito universal inquestionável: a água. Assim, é absurdo que ao negligenciar essa demanda e favorecer o desabastecimento de tal recurso, o Estado compromete, infelizmente, a saúde dos cidadãos.
Além disso, nota-se que tal negligência leva-os ao consumo imoderado desse bem comum, em consequência da falta de informação — evidenciando a influência dessas práticas históricas de desperdício. Dessa maneira, é nítido como a estrutura social promove padrões de comportamento ao sujeito. Com isso, é lamentável que ao comportar-se irresponsavelmente, o cidadão, compromete a sua subsistência ao desperdiçar esse solvente universal.
Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação da crise hídrica para amenizar seus impactos na vida dos habitantes da terra. Portanto, cabe à Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA) — responsável pela implementação da política NacionaL de Recursos Hídricos — junto a Secretaria Nacional de Saneamento ampliarem as Estaçãoes de Tratamento de Esgoto (ETE), em pontos estratégicos, que visem drenar os rios poluídos, mediante o uso de equipamentos que purifiquem a água, a fim de assegurar o seu abastecimento. Outrossim, cabe, também, ao Ministério da Educação (MEC) viabilizar o investimento em educação a respeito da importância do racionamento e do uso consciente da água, para construir uma visão crítica a respeito do tema e suprimir esse comportamento histórico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
206 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
158 Exibições
por millenazxl
0 Respostas 
110 Exibições
por Gabythais
0 Respostas 
78 Exibições
por Camillevi
0 Respostas 
160 Exibições
por Flarbu
1 Respostas 
126 Exibições
por Medm
0 Respostas 
189 Exibições
por ronaldjr
1 Respostas 
100 Exibições
por elvesxz
A poluição, o homem e a terra
por Kavenn    - In: Outros temas
0 Respostas 
48 Exibições
por Kavenn
0 Respostas 
137 Exibições
por Josimendes

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM