Com base nesse cenário, é fundamental entender historicamente a mudança climática. Diante dessa ótica, é válido refletir acerca da primeira Revolução Industrial - movimento marcado pelo uso do carvão como fonte de energia e surgimento da máquina a vapor - no qual o desenvolvimento de técnicas ocasionaram a intensificação da emissão de gases estufas. Nessa perspectiva, percebe-se o quanto movimentos sociais são capazes de influenciar aspectos distintos do seu principal objetivo.
Além disso, é válido pontuar o derretimento das geleiras como o principal reflexo e impasse vivenciado na contemporaneidade. Notadamente, a invisibilidade de tal problemática compromete a sobrevivência das variadas formas de vida no planeta, cenário que comprova o pensamento da historiadora e antropóloga Lília Schwarcz, na qual consigna: a prática de uma política de eufemismo no Brasil - e em outras regiões do mundo -, ou seja, determinados impasses tendem a ser suavizados e não recebem a visibilidade necessária. Conforme esse raciocínio, a sociedade não se alerta sobre tais episódios que podem conduzir a existência no globo à extinção.
Portanto, diante do panorama atual, é reiterada a necessidade de mitigar ações que visam reduzir a conversão dos ares. Assim, é fundamental que órgãos da ONU, mais especificamente a UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima) - por ter o papel de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera - crie uma nova lei em todos os países através de corporações responsáveis pelo clima, com o fito de asseverar uma melhor qualidade de vida para as próximas gerações. Com isso, o eufemismo denunciado por Schwarcz será minguado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada