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Por Fernando202
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Em 1992, o Brasil assinou a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), se comprometendo a cumprir uma série de obrigações para a conversação da biodiversidade. No entanto, o país se vê longe de um cenário ideal para a preservação da nossa diversidade biológica. Como prova disso, destacam-se dois aspectos importantes: a destruição de habitats e a extinção de diferentes espécies. Por conseguinte, a proteção da variedade de vida faz-se necessária.

Em primeiro lugar, é importante destacar o dano causado nos habitats, que podem desencadear desafios futuros como a desestabilização dos ecossistemas e mudanças climáticas. Sob essa ótica, no site "MapBiomasBrasil", afirma-se que em 2022, 62,1% dos desmatamentos ocorreram na Amazônia, tal ação suscita em um fenômeno nomeado de "onda de calor", que ao causar um aumento extremo na temperatura pode ocasionar no óbito de alguns seres vivos. Dessa forma, percebe-se a urgência de medidas que intervenham na devastação dos ecossistemas.

Consequentemente, o impasse citado culmina no desaparecimento de multiespécies, provocando uma instabilidade no complexo ambiental, como o impacto na polinização. A título de exemplo, na obra cinematográfica "BeeMovie" , apresenta o personagem Berry, uma abelha, lutando pelo fim da exploração do mel, em seguida, com seus direitos reavivados as abelhas param de trabalhar, ocasionando na extinção da flora local. Fora da ficção, fica claro que a realidade apresentada no filme expôs uma visão do que pode ocorrer com nossa biodiversidade se não agirmos prontamente.

Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham a conter os impactos que afligem nossa multidiversidade. Dessa maneira, cabe ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), junto com a polícia ambiental e a ONG Greenpeace Brasil, criar unidades de conservação e estratégias para o combate ao desmatamento, por meio da aplicação de leis ambientais como a "Protocolo de Cartagena, fundos de doações, assim a sociedade terá sua parcela de contribuição, afim de proteger os ambientes naturais e preservar a fauna e flora. Somente assim, o cenário ideal que almejamos sairá de uma ideia utópica.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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