• Avatar do usuário
#65950
No contexto atual, nota-se que o Brasil sofre com problemas ligados ao deficit habitacional, fator que prejudica grande parte da população para obter uma moradia digna. Isso é consequência de fenômenos sociais e questões socioeconômicas. Portanto, de soluções cabíveis ao Governo, já que seu papel é garantir os direitos humanos.

Primeiramente, observa-se que o êxodo rural intensifica o deficit habitacional, pois os indivíduos saem da zona rural e migram para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida, mas na maioria das vezes as pessoas ficam sem moradia e em situações precárias. De forma semelhante, o filme brasileiro ‘’Que horas ela volta?’’ retrata a vida de Val – personagem principal –, uma mulher nordestina que vai para São Paulo em busca de emprego, e consequentemente melhores condições de vida. Na capital, ela consegue um trabalho, mas não uma moradia adequada, apenas um pequeno e simples cômodo temporário, pois ele pertence à sua patroa. Sendo assim, verifica-se que o fenômeno social é um empecilho para a superação de pessoas sem moradia digna.

Ademais, deve-se abordar a questão da especulação imobiliária, que visa a obtenção de lucros futuros sobre tais imóveis. Esses projetos, em geral, afetam pessoas que moram em locais já precários, como, por exemplo as favelas. A telenovela ‘’I Love Paraisópolis’’ que se passa na favela Paraisópolis, localizada na Zonas Sul de São Paulo, demostra de forma prática como acontece a reurbanização e como as pessoas perdem suas casas devido à especulação imobiliária com do projeto do arquiteto Benjamin, que entende a área como uma oportunidade de negócios. Logo, entende-se que essa questão agrava o problema no país.

Infere-se, portanto, que medidas urgentes devem ser tomadas para transformar o panorama residencial brasileiro. Nesse cenário, para solucionar a problemática é preciso que o Governo, órgão responsável por assegurar os direitos humanos, faça investimentos em projetos como Minha casa minha vida, de modo que favoreça aqueles que realmente precisam, através de verbas direcionadas à prefeitura de cada estado do país. Dessa forma, o Governo cumprirá com seu dever, superando o deficit habitacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

O mundo pós-pandemia Observando o cen[…]

Por favor, poderiam corrigir? Grata🤗 eurodrigo […]

Oi. Ainda hoje eu tento corrigir sua redaç[…]

Spayke , Oi bom dia, eu como só sou um es[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM