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No filme "up- Altas aventuras", Carl Fredricksen, um senhor de 78 anos é forçado a ser internado em um asilo após provocar um acidente. Ao decorrer do filme, Sr. Fredericsen conhece Russell, um garoto de 8 anos que o ajuda a realizar seu grande sonho e a dar um novo sentido à vida. Assim como mostrado na animação, a valorização dos idosos é algo primordial em meio à sociedade contemporânea, tendo em vista que o número de pessoas idosas no Brasil tem crescido cotidianamente.
A priori, cabe evidenciar que a população mundial está envelhecendo e o aumento da expectativa de vida tem sido registrado no mundo todo. Segundo a Organização Nacional da Saúde (OMS), até o ano de 2025 o planeta vai abrigar mais idosos que crianças. Também, o IBGE acredita que até 2055, o número de idosos supere indivíduos com até 29 anos no Brasil. Nesse sentido, ver se a necessidade da criação demais políticas públicas de inclusão.
Ademais, é notório que o envelhecimento promove uma série de complicações e obstáculos a serem enfrentados. Pode-se citar como exemplo as questões relacionadas a saúde, como mudanças no sistema imunológico o que resulta no aumento dos riscos à saúde e aumenta os índices de hospitalização e mortalidade, prejudicando a qualidade e expectativa de vida dos mesmos. Assim, nota-se a falta de assistência e cuidados para com a população maior de 60 anos.
A vista disso, torna-se oportuno que o Governo desenvolva mais políticas públicas pensando em tal população e por meio de campanhas, incentive a prevenção e promoção da saúde aos idosos, com o intuito de melhorar e aumentar a qualidade e expectativa de vida dos mesmos, e assim, trazer um novo sentido à vida de muitos idosos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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