No contexto do sistema capitalista atual, os idosos são vistos como um fardo, uma vez que que não são mais capazes de produzir na mesma medida em que consomem. A percepção de que são incapazes, consequência das limitações físicas e mentais, leva ao preconceito por parte das pessoas mais novas na sociedade. O valor da aposentadoria geralmente não cobre os gastos totais com a saúde, o atendimento público é de baixa afetam principalmente pessoas dessa idade, resultando na falta de cuidados adequados e na escassez de qualidade de vida da terceira idade.
Ademais, é fundamental pontuar que os novos avanços tecnológicos não são de total inclusão social, uma vez que a maior parte dos idosos não tem conhecimento de como manusear um celular ou efetuar um pagamento digitalmente. É comum os avós pedirem ajuda aos netos ou filhos para lidar com as tecnologias, no entanto, a falta de paciência para inseri-los nesse mundo digital é significativa, causando cada vez mais a exclusão das pessoas de idade avançada da sociedade.
Dito isso, é clara a urgência de combater a desvalorização do idoso no Brasil. É necessário que o Governo, juntamente com as Prefeituras de cada estado, criem estratégias no âmbito da saúde pública para suprir a necessidade que tal idade demanda, visando beneficiar esses cidadãos brasileiros. Ademais, é de responsabilidade da sociedade e dos meios de comunicação inserir essas pessoas no meio digital tornando os dispositivos eletrônicos acessíveis e promovendo iniciativas de ensino voltadas para essa população. Para que assim a sociedade possa interagir igualmente sem distinção de idade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada