Nesse sentido, é inegável que o escasso interesse político em assegurar o respeito a esses indivíduos e o modo de vida deles intensifica a prática do preconceito contra a velhice. Segundo o Estatuto do idoso, é obrigação da família e do poder público garantir às pessoas idosa, prioridade e efetivação dos direitos. No entanto, isso não é posto em prática, já que o número de idosos em situação de pobreza e de problemas com a saúde e acesso aos serviços médicos vem tendo um crescimento exacerbado, isso ocorre devido à ineficiência da aplicação dos direitos, deixando esse grupo vulnerável e sendo esquecido.
Ademais, cabe ressaltar que o silenciamento social é o principal catalisador da descriminação contra idosos. Nesse contexto, o livro "a velhice"da Simone de Beauvoir, visa “desmascarar esse escândalo” e condenar esse sistema deformado e mutilador. Em concordância com o livro, a população deve sair dessa concepção da velhice e mudar essa visão do idoso como incapaz e impotente na sociedade. Esse infeliz cenário continua fortemente atrelado a falta de compreensão do grupo da terceira idade e essa visão estereotipada da velhice. Logo, a resolução para conjuntura tem que ser eficazes para que o princípio de Beavouir seja não só efetivado no Brasil, mas também, ter reconhecimento nacional para dar condições aos idosos de trabalhar e viver de maneira digna.
Portanto, cabe ao ministério da previdência social, órgão responsável pela administração e manutenção da seguridade social no país, criar programas de inclusão para os idosos e fiscalizar a aplicação dos direitos para poderem ser eficazes e por meio de palestras conscientizar a população a entender mais a vida do idoso. Desse modo, a vivência do filme Up altas aventuras não se configure mais na realidade atual da nossa sociedade e o Etarismo não seja tratado como invisível.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada