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Por AnaCarvc07
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#127800
O documentário "As recicláveis" lançado em 2019 pelo Ministério Público do Trabalho aborda a necessidade de proteção e reconhecimento dos catadores de materiais recicláveis. Não muito distante do ano de lançamento do documentário anteriormente abordado, esses trabalhadores ainda estão longe de alcançaram reconhecimento e superarem os desafios de sua profissão, uma vez que são negligenciados pelo Estado e desmerecidos por uma sociedade que lhes excluem incessantemente.
Em 2002, o Ministério do Trabalho e Emprego, declarou que catar materiais recicláveis era um trabalho como qualquer outro, com direitos e leis que os beneficiam. Porém, esse grupo que trabalha incansavelmente até mesmo nos feriados para achar os materiais que garantem seus pagamentos, é marjoritariamente composto por catadores que não fazem parte de cooperativas e que sempre estão sujeito a situações que colocam suas vidas perigo, seja por meio de contaminação por meio de materiais infectados ou através da violência urbana, como foi o caso de Ricardo Silva Nascimento, catador que foi assassinado por um policial por estar segurando um pedaço de madeira durante uma discussão. Sendo assim, é explícito que o Estado e suas leis estão voltadas apenas para uma pequena parte desse grande grupo que abrange todo o território brasileiro.
Para a pesquisadora Fernanda Lima "Não existe reciclagem no Brasil sem o trabalho dos catadores". Segundo dados do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), mesmo com uma população que almeja um país focado na reciclagem, livre dos problemas que envolvem a poluição, a sociedade brasileira é responsável pela violência do grupo que faz isso acontecer. Os dados apresentados ressaltam que a população brasileira não enxerga os catadores como parte da sociedade e prefere excluí-los por menosprezar a forma com que essa camada sobrevive.
Sendo assim, é fundamental que o Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho, órgão responsável pela proteção dos catadores de materiais recicláveis, efetive leis que beneficiem todos os catadores, os protegendo da violência e valorizando o trabalho dessa massa populacional. Também é importante que, o governo federal em conjunto com os governos estaduais, criem campanhas que informem a população da importância desses trabalhadores para a sustentabilidade no Brasil, além de criarem parcerias, onde as prefeituras contratam esses trabalhadores para uma solução na gestão de resíduos. Somente assim, o Brasil estará livre dos problemas acerca da temática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Hyque
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#127814
Olá @AnaCarvc07 , tudo bem?
Olha, eu não sou bom em correção, visto que algumas das minhas redações apresentam erros. Porém, vou tentar avaliar sua redação:

A redação aborda de forma adequada o tema proposto, discutindo os desafios enfrentados pelos catadores de resíduos na sociedade brasileira. O texto apresenta argumentos consistentes, embora algumas ideias poderiam ser mais desenvolvidas para fortalecer a argumentação.

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa - Nota: 160
A redação apresenta uma linguagem formal e adequada, com poucos desvios gramaticais e ortográficos. No entanto, alguns problemas de concordância e pontuação são perceptíveis.

Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema - Nota: 160
O texto demonstra compreensão da proposta da redação e articula conceitos relacionados à sociedade, economia, e legislação trabalhista para discutir os desafios enfrentados pelos catadores de resíduos.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista - Nota: 160
A redação apresenta argumentos consistentes em defesa do ponto de vista sobre os desafios enfrentados pelos catadores de resíduos, embora algumas ideias poderiam ser mais desenvolvidas para fortalecer a argumentação.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação - Nota: 160
O texto utiliza adequadamente os mecanismos linguísticos para construir a argumentação, embora em alguns momentos a coesão poderia ser melhor trabalhada para conectar de forma mais clara as ideias apresentadas.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos - Nota: 200
A proposta de intervenção apresentada no final da redação sugere ações concretas para enfrentar os desafios dos catadores de resíduos, respeitando os direitos humanos e considerando a importância da sustentabilidade.

No geral, a redação aborda de maneira consistente os desafios enfrentados pelos catadores de resíduos na sociedade brasileira, apresentando argumentos relevantes e propondo intervenções pertinentes. No entanto, para melhorar, o texto poderia desenvolver mais algumas ideias e aprimorar a coesão entre os parágrafos.

Obs: Quando for fazer a redação, separe cada parágrafo para ficar mais visível o começo de cada um. Além disso, sugiro adicionar um conectivo no começo de cada parágrafo, para assim conectar um parágrafo com outro. Exemplo de separação dos parágrafos:


Em 2002, o Ministério do Trabalho e Emprego, declarou que catar materiais recicláveis era um trabalho como qualquer outro, com direitos e leis que os beneficiam. Porém, esse grupo que trabalha incansavelmente até mesmo nos feriados para achar os materiais que garantem seus pagamentos, é majoritariamente composto por catadores que não fazem parte de cooperativas e que sempre estão sujeito a situações que colocam suas vidas perigo, seja por meio de contaminação por meio de materiais infectados ou através da violência urbana, como foi o caso de Ricardo Silva Nascimento, catador que foi assassinado por um policial por estar segurando um pedaço de madeira durante uma discussão. Sendo assim, é explícito que o Estado e suas leis estão voltadas apenas para uma pequena parte desse grande grupo que abrange todo o território brasileiro.

Para a pesquisadora Fernanda Lima "Não existe reciclagem no Brasil sem o trabalho dos catadores". Segundo dados do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), mesmo com uma população que almeja um país focado na reciclagem, livre dos problemas que envolvem a poluição, a sociedade brasileira é responsável pela violência do grupo que faz isso acontecer. Os dados apresentados ressaltam que a população brasileira não enxerga os catadores como parte da sociedade e prefere excluí-los por menosprezar a forma com que essa camada sobrevive.

Sendo assim, é fundamental que o Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho, órgão responsável pela proteção dos catadores de materiais recicláveis, efetive leis que beneficiem todos os catadores, os protegendo da violência e valorizando o trabalho dessa massa populacional. Também é importante que, o governo federal em conjunto com os governos estaduais, criem campanhas que informem a população da importância desses trabalhadores para a sustentabilidade no Brasil, além de criarem parcerias, onde as prefeituras contratam esses trabalhadores para uma solução na gestão de resíduos. Somente assim, o Brasil estará livre dos problemas acerca da temática.

Bem, foi isso, espero que tenha gostado da minha avaliação!
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