Por Gata2410
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#122040
Na sociedade pós-industrial é notório a presença dos catadores de lixo aqui no Brasil, nesse contexto os catadores de lixo desempenham um papel muito importante no atual cenário industrial pela demanda de circulação dos resíduos . Entretanto é evidente que os catadores vivem em uma situação precária referente ao seu trabalho, ocasionados pela desinformação da sociedade e a fragilidade no ambiente de descarte. Diante desse cenário é importante nos analisarmos os desafios enfrentados pelos catadores de lixo aqui no Brasil.

É relevante, abordar, primeiramente que, um dos grandes problemas para os catadores é a insalubridade, visto que isso aumenta os riscos deles serem contaminados com doenças, que é ocasionado pela falta de conscientização sobre a separação de resíduos aqui no Brasil. Mesmo que em vários lugares haja coleta seletiva, a maioria da população não possui acesso ao mesmo, pois o governo não tem interesse, assim não há infraestrutura adequada para a coleta.

É preciso, porém, reconhecer o papel do catador de lixo na sociedade, visto que esse ofício existe desde do século XX, e mesmo com muitos anos de existência é evidente
o preconceito em que o catador vive em sociedade, visto que eles sofrem muita exclusão social, e sempre são associados a sujeira e contaminação pela exposição ao lixo. contudo é preciso admitir, que esse trabalho é exercido por pessoas que vivem em situação de extrema pobreza, obtendo seu sustento pelo lixo, e a maioria das crianças e filhos de catadores ajudam os pais no trabalho árduo, morando em locais inóspitos.

Diante dessa problemática, consta-se que cabe ao poder legislativo fortalecer leis relacionada a gestão para descarte de resíduos, e promover a inclusão dos catadores na reciclagem formal. Faz-se necessário que haja implementação de programas para a capacitação de formação profissional para os catadores, com objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho ao ser investido na infraestrutura, e também a criação de campanhas para promover a importância do trabalho dos catadores e a separação dos resíduos, assim mudando a perspectiva de vida para essas pessoas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Kimmdoo10
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#122042
Foi bom os argumentos só que mal tem repertórios uma das partas mais importantes da redação que também trás mais coesão tente pesquisar apps ou no próprio google repertórios para cada tema esse seria para meio ambiente procura mais para usar para estes temas , também pode ser qualquer livro, série enfim ajuda muito na nota. Boa sorte
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