Nesta linha de raciocínio, é fundamental destacar a negligência governamental relacionada ao abrigo destes povos. Em 1808, quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, houve o deplorável quadro de desabrigo dos habitantes em prol da corte. Em paralelo a o que ocorre no século XXI, assim como os nobres portugueses, os exilados também necessitam de uma habitação legal, tanto quanto precisam vender sua mão-de-obra para a sustentação individual ou familiar. Logo, é importante que o governo não negligencie recorrentemente as necessidades destes fugitivos desabrigados.
Além disso, surge outra problemática que baseia-se no impasse da adequação linguística e cultural, que faz parte dos desafios enfrentados pelos refugiados. Na obra "Iracema" de José de Alencar, a indígena ataca um estranho e como pacto de paz o leva para sua aldeia, onde o estrangeiro é bem acolhido. De forma análoga ao romance indianista, na recepção brasileira é possível encontrar descasos com os expatriados, dificultando sua vivência por não conhecer a língua nacional e atrapalhando também a comunicação com os nativos, o que acaba sendo prejudicial para seu desenvolvimento em um país que, para ele, é totalmente desconhecido.
Portanto, medidas devem ser tomadas acerca destes problemas, evidenciando que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) precisa criar um novo projeto social que valorize a necessidade dos refugiados por meio da formação de ONG's beneficentes, que trará para os atendidos uma experiência de "abrigo escolar", onde o forasteiro terá o direito de domicílio por um ano, enquanto o mesmo é apresentado ao idioma do Brasil. Com a realização deste movimento, ocorrerá a redução do quadro se exclusão e desabrigação dos desterrados e facilitará sua adaptação com a cultura brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.