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Por Edmilly
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Na telenovela brasileira "Chiquititas" , a personagem Carol busca por um emprego após ser dispensada da café boutique. De maneira análoga , hoje no brasil a comunidade juvenil vem tendo diversos empecilhos quando o assunto é voltado para o comércio. Nessa perspectiva, é notório que os jovens de periferia tem menos acesso do que os da capital , assim como o preconceito racial que neles são excluídos da inserção de atividades remuneradas.
Diante desse cenário, é válido pontuar os jovens são ignorados por não terem qualificação adequada, a comunidade periférica são os que mais tem impasse para o trabalho. De acordo com a notícia compartilhada pelo diário gaúcho, em 2021, essa parte da Sociedade é a que mais enfrenta com a rejeição por não adquirir o acesso a educação básica.
Ademais, percebe-se que o racismo vem sendo muito notável em relação aos indíviduos das periferias. Segundo a Constituição Federal (1988), artigo de n*5 defende que todos os cidadãos tem direito de trabalho independente de raça, cor , sexualidade e religião. Avaliando o contexto, virmos que a uma certa vicissitude quando falamos de preconceito racial e exclusão das classes menos favorecidas.
Portanto, cabe ao Governo Federal doar verbas para o Ministério de Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços para a ampliação de novas estruturas comerciais para assim em conjunto com o Programa Jovem Aprendiz gerar novos empregos. Assim como em "Chiquititas" a problemática permanecerá apenas nas telas televisivas e não será mais um obstáculo para a cidadania brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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