Em 2002, o Ministério do Trabalho e Emprego, declarou que catar materiais recicláveis era um trabalho como qualquer outro, com direitos e leis que os beneficiam. Porém, esse grupo que trabalha incansavelmente até mesmo nos feriados para achar os materiais que garantem seus pagamentos, é marjoritariamente composto por catadores que não fazem parte de cooperativas e que sempre estão sujeito a situações que colocam suas vidas perigo, seja por meio de contaminação por meio de materiais infectados ou através da violência urbana, como foi o caso de Ricardo Silva Nascimento, catador que foi assassinado por um policial por estar segurando um pedaço de madeira durante uma discussão. Sendo assim, é explícito que o Estado e suas leis estão voltadas apenas para uma pequena parte desse grande grupo que abrange todo o território brasileiro.
Para a pesquisadora Fernanda Lima "Não existe reciclagem no Brasil sem o trabalho dos catadores". Segundo dados do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), mesmo com uma população que almeja um país focado na reciclagem, livre dos problemas que envolvem a poluição, a sociedade brasileira é responsável pela violência do grupo que faz isso acontecer. Os dados apresentados ressaltam que a população brasileira não enxerga os catadores como parte da sociedade e prefere excluí-los por menosprezar a forma com que essa camada sobrevive.
Sendo assim, é fundamental que o Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho, órgão responsável pela proteção dos catadores de materiais recicláveis, efetive leis que beneficiem todos os catadores, os protegendo da violência e valorizando o trabalho dessa massa populacional. Também é importante que, o governo federal em conjunto com os governos estaduais, criem campanhas que informem a população da importância desses trabalhadores para a sustentabilidade no Brasil, além de criarem parcerias, onde as prefeituras contratam esses trabalhadores para uma solução na gestão de resíduos. Somente assim, o Brasil estará livre dos problemas acerca da temática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.